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Futurmotive Talks analisaram tendências do aftermarket durante a Autopromotec

1 Junho, 2022

As conferências das Futurmotive Talks, que tiveram lugar na Autopromotec 2022, analisaram as questões mais atuais e relevantes do aftermarket, reunindo alguns dos maiores players mundiais na inovação tecnológica.

Na conferência “Aftermarket outlook throughout and beyond disruptions”, do painel IAM – International Aftermarket Meetings, realizado em coordenação com a ANFIA e a CLEPA, a Autopromotec fez uma análise estratégica da indústria automóvel mundial. Forneceu uma visão precisa do mercado atual, seguida de uma análise dos cenários possíveis para os profissionais do aftermarket automóvel num futuro próximo.

Massimo Pellegrino, Coordenador do ANFIA Aftermarket, a secção ANFIA que engloba todas as atividades da associação relacionadas com o mundo das peças. Nicola Morzenti, Partner da empresa de consultoria estratégica Roland Berger, rapidamente se aventurou nas profundezas do mundo do aftermarket automóvel, proporcionando ao público no Futurmotive Arena uma visão detalhada do atual contexto macroeconómico, com um foco específico no setor automóvel, e uma previsão da sua tendência a médio e longo prazo. A apresentação começou com a observação de que o aftermarket automóvel, apesar de muitos outros setores, resistiu bem à pandemia, impulsionado também por uma frota de veículos cada vez maior e envelhecida, e as previsões para os próximos cinco anos antecipam um mercado em crescimento. As análises também mostram um aumento constante da quota do mercado independente de assistência em comparação com o mercado de assistência dos fabricantes, embora as novas tendências possam ser um desafio para os independentes na próxima década.

O discurso de Morzenti também examinou os vários fatores que levaram a uma restrição das margens dos fornecedores independentes do mercado nos últimos três anos: tendências macroeconómicas, tendências globais do setor automóvel e aumento da concorrência.

Tendências macroeconómicas

As tendências macroeconómicas dizem respeito à incerteza sobre os volumes de produção devido à escassez de microchips e Covid-19, mas também à guerra na Ucrânia e ao aumento dos custos das matérias-primas e da energia. Todos estes aspetos irão criar mais pressão e incertezas sobre as margens do mercado independente.

Tendências mundiais

No que diz respeito às tendências mundiais do setor automóvel, a electrificação é atualmente o principal desafio para o sector do aftermarket automóvel. As vendas de automóveis elétricos estão a aumentar rapidamente, embora o impacto no total da frota automóvel só se faça sentir num período de tempo mais longo. No futuro, dado que os veículos eléctricos estão equipados com componentes mais valiosos do que os veículos convencionais com motores de combustão interna, mas em número significativamente menor e que requerem menos manutenção, poderá haver uma diminuição significativa do volume de negócios para os independentes.

Ao mesmo tempo, a digitalização apresenta-se como uma oportunidade potencial, que até à data parece ter sido principalmente uma prerrogativa dos fabricantes. Para que o carro conectado seja também uma oportunidade para o mercado independente, deve ter livre acesso aos dados.

Competitividade do setor

Relativamente às tendências relacionadas com a competitividade do setor, a procura constante de novos grupos está a pressionar os fabricantes a entrar no mercado pós-venda de uma forma ainda mais resoluta, através de iniciativas específicas que podem incluir o alargamento das garantias, a oferta de novos serviços, bem como a construção dos seus próprios canais de pós-venda para atingir novos clientes. A análise também sublinhou o impacto para o mercado pós-venda de novas soluções de mobilidade, o que levará a uma necessidade crescente de serviços integrados.

Finalmente, a resiliência e rentabilidade típicas do mercado pós-venda estão também a atrair novos players, tais como plataformas de comércio eletrónico; o que acabará por levar a que mais players se envolvam no mercado pós-venda. Em resposta, os atuais players independentes terão de formar parcerias com o mundo das frotas, alavancando os pontos fortes, tais como a capilaridade da rede e a expansão da gama de produtos.

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