Ver todas

Back

Transição energética e ecológica no setor automóvel em destaque na Futurmotive

28 Novembro, 2023
447 Visualizações

A Futurmotive – Expo & Talks, a feira dedicada à mobilidade do futuro que decorreu de 16 a 18 de novembro em Bolonha focou-se nos temas da transição energética e ecológica, bem como inovações no setor automóvel.

Esta feira, juntamente com a E-CHARGE, a exposição dedicada à cadeia de carregamento de veículos elétricos, infraestruturas e serviços relacionados que ocupou o pavilhão 16, lotaram o centro de exposições de Bolonha. Um total de 302 empresas participantes participaram nos dois eventos e o número de profissionais do setor que assistiram às feiras (8.505 visitantes) confirma o enorme interesse pelos temas discutidos em ambos.

Na Futurmotive – Expo & Talks, em particular, foram recebidos 44 operadores de mercados estrangeiros graças ao apoio do MAECI – Ministério da Cooperação e Assuntos Internacionais e da ICE – Agência de promoção no exterior e internacionalização de empresas italianas – foram realizadas 120 reuniões na Área de Delegados Internacionais e B2B localizada no Hall 14. Para atender às necessidades do evento, o perfil dos participantes se concentrou em fabricantes de equipamentos originais automotivos (start-ups e PMEs inovadoras) com novas soluções de produtos ou serviços em novas tecnologias como eletrificação, micromobilidade, condução autônoma e veículo conectado.

O objetivo era criar reuniões individuais com o objetivo de transferir tecnologia para a cadeia de fornecimento italiana de OEMs e designers automotivos. Neste sentido, a colaboração com a ANFIA (Associação Italiana da Indústria Automóvel) foi importante. Mais uma vez, foi graças ao apoio das Instituições que o projeto Innovation Walk, presente nos dois pavilhões da Futurmotive – Expo & Talks, pôde ser realizado. Neste último, através de uma série de “estações”, foram apresentados alguns dos mais importantes produtos e serviços inovadores dedicados à transição energética desenvolvidos por empresas italianas. As empresas participantes no projeto, 16 no total, pertencem aos setores OEM, pós-venda e serviços de mobilidade partilhada. Mais uma vez, graças ao apoio da MAECI e da ICE – Agência, foram criadas duas Arenas de Workshops de Inovação também dentro dos dois pavilhões Futurmotive, dedicadas a discussões aprofundadas organizadas por empresas, associações comerciais e  entidades do setor. Da mesma forma, foi dado espaço a start-ups do setor da mobilidade, em cooperação com a WMF – We Make Future e a Motor Valley Accelerator, que tiveram a oportunidade de se apresentarem ao público da Futurmotive em dois eventos Pitch’n Match realizados no Innovation Workshop Arena no pavilhão 14.

As conferências institucionais inseridas no programa Futurmotive Talks também tiveram uma participação significativa, reunindo destacados representantes de instituições, centros de investigação, universidades e da indústria automóvel. A Futurmotive – Expo & Talks acolheu também a primeira edição do FAAS Sustainability Day, evento organizado pelo Forum on Automotive Aftermarket Sustainability (FAAS), organização que reúne as mais importantes associações comerciais a nível europeu, CLEPA e FIGIEFA.

A próxima edição da Autopromotec celebrará a sua 30.ª edição de 21 a 24 de maio de 2025.

PALAVRAS-CHAVE