A Gates relembra que a importância do aviso “This side up” nas embalagens dos tensores hidráulicos e kits de tensor hidráulico não deve ser subestimada. Se um tensor hidráulico (kit) não estiver armazenado de forma correta, o ar pode entrar no reservatório de óleo, dando origem a uma situação perigosa, o que pode dar origem a uma falha no motor.
Por existir sempre a possibilidade de que as caixas dos tensores hidráulicos tenham sido armazenadas de forma incorreta nos armazéns dos distribuidores ou durante o transporte para a oficina, a Gates dá certas diretrizes para o manuseamento dos elementos hidráulicos:
- Tensor de correia: Para tirar a cavilha de retenção, comprima lentamente o tensor numa posição vertical ou após a instalação, retire a cavilha e deixe a haste do pistão virar lentamente enquanto segura o tensor. Comprima lentamente e solte o elemento hidráulico completamente. Faça isso pelo menos cinco vezes (deixe-o surgir lentamente enquanto o segura). Isso irá retirar o ar do reservatório de óleo.
- Tensor auxiliar da correia: Comprima lentamente e solte o elemento hidráulico completamente. Faça isso quatro vezes, e depois instale a correia.
Orientações gerais
Em geral, devem ter-se as seguintes regras em mente ao manusear tensores hidráulicos:
- Nunca comprimir tensores hidráulicos na posição horizontal;
- Nunca desmontar tensores hidráulicos;
- Nunca corte a correia enquanto o tensor ainda a estiver a empurrá-la (a queda repentina da tensão pode danificar severamente o tensor (e as mãos);
- Se houver uma fuga de óleo não o instale. Se já foi instalado: substitua-o.
Não só os kits contendo elementos hidráulicos possuem a indicação “This side up”; esta indicação está também em kits contendo, por exemplo, bombas de água ou outros metais pesados. O conteúdo desses kits está posicionado de forma que as peças de metal pesado nunca possam dobrar a correia.
Fonte: www.gatestechzone.com