Ver todas

Back

Garmin lança novas Dash Cam

23 Junho, 2021
524 Visualizações

A Garmin acaba de lançar novas Dash Cam, com novas e avançadas funcionalidades: os novos modelos Dash Cam Mini 2, 47, 57 e 67W.

Estes novos modelos são uma evolução natural dos seus antecessores, e pretendem adaptar-se ainda mais às necessidades de múltiplos utilizadores, quer em termos de campo de visão, aos alertas de condução e radares, quer em termos de utilização intuitiva ou o ecrã.

Todas elas possibilitam a gravação de vídeo de alta qualidade graças à integração da ótica Clarity HDR da Garmin, que proporciona maior nitidez e detalhe, tanto de dia como de noite. Além disso, para evitar distrações (os dispositivos não podem ser manipulados durante a condução), também nos quatro novos modelos é possível realizar a sua gestão através de comandos de voz¹. Basta dizer “Ok, Garmin” e as câmaras guardarão sequências de vídeo, tirarão uma fotografia ou iniciarão e pararão a gravação áudio, bem como iniciar e parar a função Travelapse.

Entre as novidades que esta série integra, destaca-se a função Live View, que permite aceder remotamente à câmara a partir do seu smartphone (através da aplicação Garmin Drive), para que possa observar a situação do seu carro a partir de qualquer lugar quando este estiver estacionado. Isto requer uma ligação Wi-Fi ativa e alimentação constante (alguns veículos necessitarão de um cabo de alimentação adquirido separadamente).

Outra característica que os distingue dos modelos anteriores é o Parking Guard, que monitoriza a atividade em torno do veículo quando estacionado e alerta automaticamente com as notificações de videoclipes enviadas para a aplicação Garmin Drive (requer download para um smartphone compatível) se for detetado um incidente. Isto também requer uma ligação Wi-Fi ativa e alimentação constante.

Ao mesmo tempo, começam a gravar automaticamente quando o movimento é detetado e oferecem o modo de gravação veículo estacionado, que monitoriza o ambiente do carro enquanto este está estacionado e o motor não está em funcionamento (requer um cabo para o modo de gravação estacionado, que é vendido separadamente e recomendado para instalação por um profissional).

Logo que as Dash Cam Mini 2, 47, 57 e 67W gravem qualquer vídeo, este é guardado na memória da câmara e existe a opção de o guardar na nuvem Vault. Pode ser acedido através da aplicação Garmin Drive™, que é pré-carregada num smartphone compatível e requer uma ligação Wi-Fi ativa. Também permite partilhar vídeos com outras pessoas através do envio de um link e de uma palavra-chave. Cada video é armazenado em Vault online durante 24 horas a partir do momento do carregamento, e a Garmin oferece planos de armazenamento alargados através de subscrições pagas. Consulte os planos de armazenamento.

Por sua vez, as novas câmaras da série Dash Cam suportam cartões de memória microSDHC Classe 10 (adquiridos separadamente) com capacidade de 8 a 256 Gb para armazenamento de imagens e vídeos gravados.

Incrivelmente compactos e resistentes a altas temperaturas e luz solar, estes novos modelos proporcionam uma sincronização automática que permite a ligação sem fios, via Bluetooth, até quatro Dash Cam localizados à frente, atrás ou aos lados do veículo.

Desta maneira, oferece uma cobertura praticamente completa de 360°, e também pode reproduzir vídeos de até quatro câmaras a partir do seu smartphone, através da aplicação Garmin Drive. Se guardar o vídeo numa Dash Cam, as outras também o guardarão. Também combinam e organizam automaticamente os ficheiros multimédia para que os possa encontrar e visualizar facilmente.

Dash Cam 47, 57 e 67W com ecrã
Medindo 62 x 4,05 x 2,14 cm e apresentando um ecrã LCD TFT a cores QVGA de 320 x 240 pixels, proporcionam um campo de visão de 180 graus para o modelo de 67W, e 140 graus para os outros, permitindo-lhes tirar fotografias mais amplas do seu ambiente. Além disso, os modelos de 57 e 67W gravam a uma elevada velocidade de 60 fps (imagens por segundo).

As três incluem GPS para a obtenção de dados detalhados da localização e de tempo e, assim, determinar exatamente onde e quando ocorreram incidentes. Também gravam em loop contínuo e guardam incidentes à medida que ocorrem, e podem reproduzir o vídeo tanto no ecrã Dash Cam como no seu telefone, graças à aplicação Garmin Drive.

Da mesma forma, fornecem alertas de condução que ajudam o condutor a estar atento aos veículos que o rodeiam. Desta forma, os alertas de colisão frontal, de saída de faixa de rodagem e de arranque melhoram a perceção dos condutores. Também enviam avisos de localização de radares, semáforos com luz vermelha e alertas de velocidade com atualizações gratuitas através da aplicação gratuita Garmin Drive para smartphones.

A aplicação Garmin Drive, previamente descarregada num smartphone compatível, torna possível criar um fluxo de vídeo “picture-in-picture” a partir de duas perspetivas ao mesmo tempo. A aplicação também permite, através de conectividade Wi-Fi, visualizar, editar e partilhar facilmente vídeos armazenados, sem fios. Imagens que, graças à funcionalidade Travelapse, podem ser condensadas em minutos com os momentos mais destacados. Tudo isto torna mais fácil a partilha de vídeos.

Finalmente, estes modelos oferecem até 30 minutos de autonomia, vêm com um suporte magnético e um cabo de alimentação USB dual que lhe permite carregar telefones ou outros acessórios enquanto alimenta a câmara. Incluem, também, até duas opções de instalação de cabo de alimentação para que possa posicionar o cabo para cima ou para baixo.

Dash Cam Mini 2
Mais pequena, mais compacta e discreta do que os seus pares, é uma câmara de reduzidas dimensões, com apenas 3,13 x 5,33 x 2,93 cm, concebida para ser montada atrás do espelho retrovisor sem chamar a atenção. Especificamente, foi criado para aqueles utilizadores que apenas querem ter um dispositivo que lhes permita gravar e guardar automaticamente vídeos de incidentes, com alta qualidade, graças à sua lente grande angular de 140 graus que captura a imagem inteira em alta resolução.

O Dash Cam Mini 2 é um dispositivo de uso intuitivo que se caracteriza por não possuir ecrã nem bateria (é alimentado pela própria fonte de alimentação do veículo), mas, tal como as outras, oferece controlo de voz¹, e integra tecnologia Bluetooth e conectividade Wi-Fi. Isto permite-lhe carregar vídeos gravados para um smartphone compatível através da aplicação Garmin Drive e depois ver, editar e partilhar os ficheiros.

PALAVRAS-CHAVE