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Gasolina domina mercado de usados B2C em julho

28 Agosto, 2024

De acordo com o Observatório Indicata, em Julho, no mercado de usados B2C online, a quota de veículos a gasolina aumentou para 43,18%, enquanto os veículos a diesel mantiveram-se estáveis, com uma quota de 34,76%.

As vendas de BEVs diminuíram, representando agora 5,18% do mercado. A quota de mercado dos veículos híbridos manteve-se estável, com 16,88% das vendas. Igualmente de acordo com o Observatório INDICATA, em Portugal, no mercado de veículos de passageiros a quota de mercado dos veículos a diesel no mercado online B2C desceu para 45,0%, enquanto a dos veículos a gasolina aumentou para 34,34%, um salto de 6,1%.

Após cinco meses de declínio, a quota de veículos a gasolina no mercado online B2C de veículos usados em Julho aumentou para 43,18%, enquanto os veículos a diesel mantiveram-se estáveis, com uma quota de 34,76%. As vendas de veículos eléctricos a bateria (BEVs) diminuíram, representando agora 5,18% do mercado. A quota de mercado dos veículos híbridos manteve-se estável, com 16,88% das vendas. Os veículos híbridos plug-in (PHEV) e híbridos convencionais (HEV) desceram ligeiramente para 8,98%, enquanto os Mild Hybrid (MHEV) subiram para 7,90%. As vendas de veículos usados a gasolina em Julho no mercado online B2C aumentaram para 46,08% do total, subindo para 43,85% no caso de veículos com menos de quatro anos. A quota de mercado dos veículos a diesel sofreu uma ligeira diminuição mensal para 30,48%, caindo para 18,97% no caso de veículos com menos de quatro anos.

Todas as motorizações registaram uma melhoria no indicador Market Days’ Supply (MDS), com o diesel a melhorar para 57 dias e os BEVs, com pior desempenho, a passar para 93 dias. Os MHEVs e a gasolina registaram uma forte melhoria no MDS, com os MHEVs a atingirem 75 dias e a gasolina 61 dias. O MDS dos PHEVs/HEVs melhorou de forma mais lenta, para 72 dias. “Os BEVs viram a sua quota de stock aumentar para 7,7%, bem acima da sua quota de vendas, o que resultou numa queda dos preços médios para 68,4 pontos no nosso índice. ” afirma o Director Global do INDICATA, Andy Shield. Os veículos mais vendidos em Julho, com menos de quatro anos, mantiveram-se inalterados no top três, mas todos registaram um agravamento do MDS em cerca de três dias.

O Opel/Vauxhall Corsa ultrapassou o Grandland X, tornando-se o veículo usado mais vendido com menos de quatro anos, com o Tesla Model 3 a ocupar a terceira posição. O índice de preços, baseado num conjunto consistente de veículos reindexados em relação a Janeiro de 2023, apresenta uma curva descendente típica dos preços médios ao longo do ano. A alta inflação na Turquia não foi suficiente para evitar uma queda de 0,23 pp nos preços médios em relação ao mês anterior, mantendo-os 59,5 pp acima dos valores registados no início de 2023. Os preços mensais caíram em todos os mercados europeus de condução à esquerda (LHD), com uma redução média de 0,62 pp em relação ao mês anterior, ficando 11,9 pp abaixo dos valores do início de 2023. Os preços no Reino Unido caíram 0,48 pp em relação ao mês anterior, mantendo os preços médios 17,9 pp abaixo dos valores registados no início de 2023.

Paralisação das vendas de BEVs usados
Há apenas um mês, a procura por veículos eléctricos a bateria (BEVs) usados parecia estar a aumentar, com a quota de mercado dos BEVs no mercado online B2C de veículos usados a melhorar de 4,01% em Janeiro para um valor recorde em Junho. No entanto, o mercado em Julho viu as vendas de BEVs congelarem e até recuarem, com a sua quota a cair para 5,18%. Mesmo excluindo o segmento dominado pelos veículos comerciais a diesel, os BEVs apenas representaram 5,40% das vendas, em comparação com 5,46% no mês anterior. Nas restantes motorizações, houve pouca alteração mensal na distribuição de quota de mercado para todos os veículos usados no segmento online B2C.

O mercado online B2C de veículos ligeiros de passageiros usados foi ligeiramente mais dinâmico, com a quota de vendas de veículos a diesel em Julho a cair para 30,48%, uma queda de 1,04% em relação ao mês anterior. A gasolina foi a principal beneficiária, com a sua quota a aumentar para 46,8%, uma quota de mercado que tem mantido desde Dezembro de 2022.
No mercado online B2C de veículos ligeiros de passageiros usados com até quatro anos de idade, a quota de mercado dos veículos a diesel em Julho caiu 3,1% em termos mensais, para 18,97%. A luta para substituir o diesel como a segunda motorização mais popular continuou, com a quota dos MHEV a aumentar para 14,11%, enquanto a quota dos PHEV/HEV se manteve estável em 14,35%. Nas extremidades do mercado, a quota da gasolina subiu para 43,85%, enquanto a quota dos BEVs caiu para 8,72%, o que ainda assim representa o segundo melhor mês de sempre.

As vendas tácticas apoiadas pelos fabricantes ajudaram o mercado de usados seminovos. As vendas de veículos muito recentes, com menos de um ano de idade, em Julho foram 8,93% superiores às de Julho de 2023 e praticamente idênticas às de Junho de 2024. Apesar do apoio nas vendas por parte dos fabricantes, tal pouco ajudou o mercado de BEVs usados. O mercado online B2C de veículos com até dois anos de idade registou novamente um ligeiro recuo na quota de mercado dos BEVs, caindo para 10,5%, embora com o diesel a cair para 13,09%, o que indica que os BEVs podem em breve perder o título de motorização usada menos popular.

Portugal

O mercado de veículos usados em Portugal, em Julho, mostrou uma clara mudança nas preferências dos consumidores, com uma queda significativa na quota de mercado do diesel, especialmente no segmento de veículos de passageiros com até quatro anos. Excluindo o segmento dos veículos comerciais, onde o diesel domina com 96,37% das vendas, a quota de mercado dos veículos a diesel no mercado online B2C para veículos de passageiros desceu para 45,0%, enquanto a dos veículos a gasolina aumentou para 34,34%, um salto de 6,1%.

No segmento de veículos de passageiros até quatro anos, a quota dos veículos a gasolina subiu para 44,76%, enquanto a do diesel caiu para 26,29%. Os veículos híbridos plug-in (PHEV) e híbridos convencionais (HEV) representaram 11,23% do mercado, seguidos de perto pelos veículos eléctricos a bateria (BEVs) com 10,68%. Os Mild Hybrid (MHEVs) registaram 7,04% das vendas.

No segmento de veículos de passageiros até dois anos, a gasolina representou 53,96% das vendas, com as restantes motorizações a dividir o mercado de forma bastante equilibrada. O diesel obteve 15,557% das vendas, os BEVs 10,8% e os PHEV/HEV 10,68%. Os MHEVs também tiveram um desempenho positivo, com 9,0% do mercado. Apesar de a gasolina ser a motorização dominante no mercado de usados, ainda não é claro qual será a motorização que substituirá o diesel.

O forte desempenho das vendas em Julho melhorou significativamente o Market Days’ Supply de todas as motorizações, indicador que monitoriza o stock disponível em relação às vendas ao ritmo actual.

As matrículas tácticas apoiadas pelos fabricantes em Julho foram ligeiramente inferiores às do mês anterior. No entanto, as vendas de veículos usados muito recentes, com menos de um ano, caíram 2,94% em relação ao mês anterior, embora tenham subido 1,9% em termos anuais.

O índice de preços de venda a retalho do mercado online B2C, baseado num conjunto consistente de veículos e indexado a Janeiro de 2023, mostrou uma ligeira queda de 0,17 pontos percentuais no início de Agosto, em linha com a depreciação do ciclo de vida do produto. Este comportamento sugere que o mercado está a avaliar como a maior queda nos preços médios no mês anterior pode influenciar a procura.

Os preços médios estão agora 10,8 pp abaixo dos registados no início de 2023, com quatro das cinco motorizações a seguir uma tendência semelhante. A excepção notável são os BEVs, cujos preços caíram mais 1,76 pp no mês.

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