A Gates irá introduzir no mercado três novas gamas de mangueiras para automóveis com a qualidade de equipamento original para aplicações de veículos ligeiros de passageiros. As datas de lançamento estão previstas para o 2.º trimestre.
As três novas gamas de mangueiras são:
• Mangueiras de linha de combustível moldadas para aplicações de gasolina e gasóleo em sistemas de gestão de combustível
• Mangueiras de ventilação do cárter para sistemas de controlo do ar
• Mangueiras de admissão de ar para sistemas de controlo do ar
A fase de lançamento de cada uma das novas gamas com qualidade de equipamento original irá satisfazer as atuais exigências dos utilizadores finais do mercado, concentrando-se nos veículos mais populares que já estão a ser recebidos para procedimentos de assistência, reparação e manutenção ao nível das oficinas.
Mangueiras de linha de combustível moldadas
A função da mangueira de linha de combustível moldada é fazer circular o combustível do depósito de combustível para os injetores. A nova gama da Gates oferece soluções mais duradouras para problemas provocados pela fraca qualidade do combustível, que pode causar obstruções. Podem ocorrer danos nos O-rings devido à utilização prolongada e à falha das juntas do tubo, bem como falhas de conexão/desconexão, durante os procedimentos de substituição ou manutenção dos injetores. Os primeiros 50 números de referência de grande consumo com qualidade de equipamento original da Gates foram concebidos para se adaptarem às peças de grande consumo da Citroën, Mercedes-Benz (M-B) e Renault. Incluirão modelos como o Citroën C3 1.4L HDi Mk 1 e 11, 208 e M-B 316 Sprinter, bem como o Renault Clio 1.5L HDi Mk 1-4.
Mangueiras de ventilação do cárter
O vapor de óleo do motor e os gases de escape do cárter são enviados para o coletor de admissão através das mangueiras de ventilação do cárter. Alguns dos materiais utilizados no fabrico destas mangueiras são materiais plásticos que são demasiado rígidos e agora começaram a falhar. Todas as mangueiras de ventilação do cárter da nova gama da Gates contêm plásticos que são mais duráveis. As aplicações abrangidas pelos primeiros 25 números de referência da nova gama da Gates irão incluir os modelos BMW E38, E39, Ford Focus Mk 1, bem como o Fiat 500 1.4L e o Punto Grande 1.4L.
Mangueiras de admissão de ar
O ar é fornecido a partir da caixa do filtro de ar para o motor através da mangueira de admissão de ar. Os sensores no interior de cada uma das mangueiras de admissão de ar nivelam a pressão do ar e ajudam a garantir o máximo desempenho do motor. O contacto constante com óleo do motor no interior, bem como o derramamento acidental durante as mudanças de óleo no exterior, causam a degradação gradual. A vibração acelera o desgaste dos nós. Os rasgos são causados pela pressão interna irregular, o que é atribuído frequentemente à espessura variável da parede ou a materiais de baixa qualidade. Graças a uma essência baseada significativamente no equipamento original, as mangueiras de admissão de ar da Gates são fabricadas de acordo com os padrões da linha de montagem a partir de materiais EPDM e NBR comprovados. Os primeiros 25 números de referência irão incluir uma variedade de aplicações, tais como no BMW E39 e 523i 2.5 l (a partir de 1996), Ford C-Max TDCi 1.6 l (a partir de 2003) e Dacia Logan DCi 1.5 l.
As novas gamas serão introduzidas na íntegra com apoio técnico online (www.gatestechzone.com) e seguem a introdução do sistema de refrigeração e das mangueiras do turbocompressor adicionadas ao portefólio de produtos da Gates no ano passado.