A Goodyear acaba de lançar o Eagle F1 Asymmetric 6, o mais recente membro de uma linha de pneus de ultraelevada performance vencedora de troféus.
Este pneu pode equipar um vasto leque de automóveis de alta performance, de hatchbaks compactos de altas prestações, a berlinas e coupés desportivos. Juntamente com os recém-lançados pneus Eagle F1 SuperSport, SuperSport R e SuperSport RS, garante à Goodyear a sua gama mais ampla de sempre nos segmentos UHP e UUHP (ultra ultraelevada performance).
A marca Goodyear Eagle F1 presta homenagem ao incrível legado da empresa na Fórmula 1. Os pneus Goodeyar foram vistos pela primeira vez na F1 em 1964, e levaram Richie Ginther à vitória com a Honda no Grande prémio do México de 1965. Em 1966, eram a escolha de Campeões do Mundo, com Sir Jack Brabham a conquistar com o monologar que levava o seu nome o primeiro título mundial para a Goodyear.
A Goodyear venceu 368 Grandes Prémios e 26 Campeonatos de Construtores ao longo de 35 anos; um recorde que, ainda hoje, continua por bater. Ainda mais significativo, e por contraste com a era moderna, 28 dessas épocas contaram com uma competição aberta de pneus, forçando a Goodyear a desenvolver novas tecnologias contra as suas rivais em pista.
Em estrada, o emblemático superdesportivo McLaren F1, lançado em 1992, contava com pneus Goodyear Eagle F1 especificamente desenvolvidos, para gerir a potência de 620 cv debitada pelo seu motor V12 de 6,1 litros. O comunicado de imprensa original da McLaren destacava a importância do contributo da Goodyear: “Logo desde a conceção inicial do McLaren F1, os pneus foram considerados como um elemento intrínseco da suspensão no âmbito dos complexos cálculos de comportamento e conforto do programa. Peso, segurança, ruído e desempenho dinâmico foram todos fatores vitais”.