Ver todas

Back

Goodyear lança novo pneu preparado para veículos elétricos

12 Maio, 2023

A Goodyear adicionou um novo pneu à sua gama: o Urbanmax Commuter, com aplicações de longa distância e intercidades.

O pneu foi especificamente desenvolvido para veículos que operam em rotas intercidades e de “estacionamento e transporte”, para satisfazer as crescentes exigências de serviços pendulares. Na Europa, estas rotas estão em a aumentar à medida que as autoridades locais tendem, cada vez mais, a limitar a quantidade de tráfego que pode circular no interior das cidades.

O Urbanmax Commuter é Electric Drive Ready, ou seja, está preparado para veículos de propulsão totalmente elétrica. A filosofia Electric Drive Ready da Goodyear significa que os mais recentes pneus da empresa estão aptos a ser utilizados em máquinas elétricas, híbridas e Diesel. Tal reduz as exigências de armazenamento dos operadores, e a complexidade na gestão de pneus para os operadores de frotas, uma vez que o mesmo pneu pode ser utilizado nas várias aplicações, independentemente do tipo de propulsão. E, o que é mais importante, o pneu acolhe os requisitos chave dos veículos elétricos, o que o torna uma ótima solução para as frotas em transição de soluções de motorização convencionais para elétricas. Por exemplo, o Urbanmax Commuter proporciona uma excelente capacidade de carga1 – com 8t de capacidade de carga por eixo (índice de carga 156/149) –, a exigida pelos autocarros elétricos modernos.

Além de ter sido otimizado para satisfazer os requisitos técnicos dos autocarros modernos, o Goodyear Urbanmax Commuter foi concebido tendo em conta o ambiente em mudança na Europa, no sentido de deslocações em transportes públicos mais curtas, e ajuda a apoiar o objetivo de reduzir as emissões de CO2. Os serviços de estacionamento e transporte têm vindo a desfrutar de um aumento de popularidade devido aos esforços das cidades para lidar com os congestionamentos e melhorar a qualidade do ar.

Estas deslocações são caraterizadas por um menor desgaste da banda de rolamento e da parede lateral do que num autocarro intercidades típico, e por distâncias entre 20 e 100 quilómetros, ideais para os atuais autocarros elétricos. O Urbanmax Commuter apresenta uma construção da parede lateral mais forte, o que conduz a uma melhorada resistência o desgaste e aos danos. O que incrementa a sustentabilidade e a conservação da carcaça do pneu, assim como oferece aos passageiros um maior conforto.

Uma etiqueta RFID (Radio Frequency Identification – Identificação por Rádio Frequência) esta embutida no interior do Urbanmax Commuter. Tal ajuda os prestadores de serviços, agentes e operadores de frotas a gerir os seus pneus de forma mais eficiente. É prestada informação precisa aos gestores de frotas acerca da gestão dos ativos, do desempenho e da carcaça dos pneus. Também poupa tempo nas verificações de manutenção de rotina, uma vez que os dados provenientes dos pneus irão alertar para quaisquer situações que mereçam atenção.

O pneu conta, também, com sulcos ‘IntelliMax’, para reduzir o desgaste da banda de rolamento e melhorar a tração e a estabilidade. Lamelas ‘Flexomatic’ e blocos da banda de rolamento interligados melhoram a tração em travagem. As lamelas 3D interligam e limitam o movimento dos blocos, para uma elevada quilometragem e uma excelente tração no inverno. Conta, igualmente, com certificação 3PMSF (Montanha de 3 Cumes com Floco de Neve), para utilização no inverno, garantindo a deslocação das populações durante todo o ano.

O novo pneu pode ser totalmente recauchutado, o que proporciona benefícios adicionais às frotas que pretendam tirar partido do Urbanmax Commuter. A sua capacidade para ser reesculturado é outro atributo em termos de sustentabilidade. Tal conduz a uma prolongada vida útil do pneu, assim como a uma redução do crude utilizado no fabrico2 e a menor geração de resíduos.

PALAVRAS-CHAVE