Ver todas

Back

Groupe PSA reforça investimento e amplia atividade em Portugal

12 Fevereiro, 2018

Grupo líder do mercado automóvel português pelo segundo ano consecutivo, tendo alcançado em 2017 uma quota de mercado de 17,3% (23% considerando os volumes da marca Opel), o Groupe PSA está a protagonizar um processo de transformação em Portugal, cumprindo o plano estratégico “Push to Pass”.

Além da dimensão de construtor automóvel de referência, na qual o Grupo juntou em 2017 as marcas Opel e Vauxhall ao seu portefólio de marcas Peugeot, Citroën e DS, a nova estratégia do Groupe PSA vai permitir-lhe evoluir para um grupo que desenvolve e explora duas novas vertentes, como fornecedor global de mobilidade e operador multimarcas, multiclientes e multicanais, à escala mundial.

Tendo por base esta estratégia definida pelo Presidente do Groupe PSA, Carlos Tavares, o Grupo está a ampliar a atividade em Portugal com a entrada em novas áreas de negócio não exploradas pela empresa até à data.

Construtor automóvel de referência e fornecedor global de mobilidade

A visão do Groupe PSA passou a ser a combinação de duas dimensões. O Grupo mantém a sua atividade de construtor automóvel, apostando nos produtos nascidos sob as suas 5 marcas – Peugeot, Citroën, DS Automobiles, Opel e Vauxhall –, mas passa a explorar uma nova abordagem da mobilidade e a proporcionar novas soluções e serviços que, visam, por um lado, responder às tendências emergentes de utilização das viaturas e explorar todo o ecossistema de oportunidades que surgem por os clientes necessitarem de mobilidade muito além da posse do automóvel; e por outro lado, aumentar a sua base de clientes.

O Grupo está a consolidar-se assim como operador multifuncional num mundo automóvel em rápida mutação e crescimento, muito para fora das fronteiras até aqui conhecidas pelos conceitos tradicionais de compra e venda de automóveis e a sua assistência nas oficinas de reparação.

Ofensiva no mercado português de Pós-venda

A atividade do Groupe PSA a nível mundial, e também em Portugal, centrou-se historicamente nos seus clientes. Em consequência, um amplo leque de clientes multimarcas não faziam parte do perímetro de serviços e de propostas do Grupo. Entre estes, estão os clientes que recorrem a reparadores independentes para a manutenção e reparação das suas viaturas e o respetivo volume de negócios de peças Aftermarket. Um mercado valioso, estimado, em Portugal, em 1.400 milhões de Euros.

O Groupe PSA adota uma estratégia Aftermarket multimarca para entrar neste mercado, com o objetivo de responder às necessidades de todos os clientes após-venda, independentemente do seu orçamento, marca ou idade da viatura.

A aposta do Groupe PSA em Portugal assenta, a partir de agora, na cobertura do mercado global, estruturada em três eixos complementares:

  • 1ª rede multimarca do Groupe PSA: Euro Repar Car Service
  • peças multimarca Eurorepar
  • novo dispositivo de distribuição Distrigo.

Em 2020, o Groupe PSA fará a sua entrada em Portugal no mercado de Peças Independentes Aftermarket. Com esta ampliação das suas atividades no nosso País, o Grupo tem uma ambição de aumentar 16% o volume de negócios de Peças até 2020, para 105 M€.

Nova rede Euro Repar Car Service em Portugal

Euro Repar Car Service é a primeira rede multimarca que o Groupe PSA implanta em Portugal. Esta rede de manutenção e reparação automóvel tem atualmente 62 oficinas a operar no nosso País, distribuídas por todo o território nacional, e o seu plano de desenvolvimento prevê alcançar 90 operadores este ano e 150 em 2020.

A nível internacional, existem já mais de 3.000 oficinas a operar em todo o mundo, pelo que a rede de manutenção e reparação multimarca do Grupo continua o seu processo de expansão, mantendo-se na rota definida no plano Push to Pass: dispor, até 2021, de 10.000 oficinas Euro Repar Car Service em todo o mundo.

Eurorepar, nova marca de peças de substituição multimarca

Destinado a suportar a ofensiva multimarca, o Groupe PSA lançou a nova oferta de peças de substituição Eurorepar, que conta atualmente com mais de 10.000 referências de produtos, que cobrem mais de 80% do parque automóvel. Para fazer frente ao flagelo do mercado de falsificação de peças – uma verdadeira economia paralela de peças contrafeitas que não oferecem garantias em termos de segurança, respeito pelo meio ambiente ou resposta aos requisitos em vigor -, as peças da marca Eurorepar estão protegidas, desde o seu condicionamento, por rótulos de segurança (estrutura holográfica, número de identificação e um código QR único).

Nova marca de distribuição Distrigo: todas as marcas sob uma só bandeira

Distrigo é a marca de distribuição de peças de substituição multimarca que o Groupe PSA lança agora em Portugal. Traduz o conceito “one stop shop” das peças de reparação
multimarca, com o objetivo de permitir aos reparadores autorizados e independentes dispor da mais ampla e competitiva oferta multimarca do mercado.

A sua ofensiva comercial e logística traduz-se, na Europa, pela abertura de uma rede de 131 placas de distribuição, já operacionais, três delas em Portugal.

Para além de peças originais Peugeot, Citroën, DS e de peças da gama Eurorepar, a Distrigo vai alargar-se em 2020 ao mercado das peças independentes aftermarket, atualmente
estimado, em Portugal, num valor de 1.400 milhões de euros.

Transformação do dispositivo de distribuição de peças em solo nacional

Para incorporar esta ofensiva inédita no mercado do Pós-venda em Portugal, o Grupo transformou, de forma pioneira, o seu dispositivo de distribuição de peças e passa, a partir deste momento, a ser representado por três grandes operadores com um alcance logístico e comercial que abrange todo o território nacional e todos os canais de mercado.

– PSA Retail
– Gamobar
– Sofrapa

O objetivo destas placas de distribuição multimarcas é responder às necessidades de todos os tipos de clientes, independentemente da marca e do canal de distribuição (Reparador Autorizado, Independente,…).

O Groupe PSA em números em Portugal
– 1.574 empregos diretos
– 4.690 empregos indiretos
– Grupo líder do mercado automóvel: 23% de quota
– Grupo líder do mercado de Comerciais Ligeiros: 37% de quota
– 60.027 viaturas vendidas em 2017
– 53.600 viaturas produzidas em 2017, equivalente a 32% da produção automóvel no país
– Atividade do Grupo equivale a 0,8% do PIB nacional

Informações adicionais e fotos do Groupe PSA em http://media.groupe-psa.com

 

PALAVRAS-CHAVE