O Grupo Jerónimo & Teixeira, empresa com sede em Carviçais (Torre de Moncorvo), realizou o 1º Encontro de Clientes Winner, marca de lubrificantes espanhola, que está em crescimento no nosso país.
TEXTO PAULO HOMEM
Bem no interior transmontano, mais concretamente em Carviçais, está localizado o Grupo Jerónimo & Teixeira. É uma empresa com quase 30 anos de atividade, que se dedica a diversas atividades (distribuição de Gás Propano a granel, materiais de construção e ferramentas), destacando-se, contudo, a unidade de lubrificantes que é gerida através de uma empresa do grupo JT Lubrificantes.
Historicamente, a empresa foi revendedor oficial da Castrol e BP, mas as alterações de mercado impostas por estas marcas levaram o Grupo Jerónimo & Teixeira a tomar, há cerca de quatro anos, uma importante e bem sucedida decisão estratégica. Mantendo a sua histórica ligação a essas marcas, a empresa apostou na diversificação do seu portfólio de marcas de lubrificantes, entre as quais se destacou a Winner. Desta forma, a empresa conseguiu reunir uma oferta de produtos de lubrificação muito vasta, capaz de satisfazer as necessidades de todos os clientes (mesmo fora do setor automóvel), quer do ponto de vista da qualidade, quer do preço, mas sempre com um princípio “não abdicar da qualidade”, como refere Luís Teixeira, gerente do Grupo Jerónimo & Teixeira.
Winner
Há pouco mais de três anos que o Grupo Jerónimo & Teixeira trabalhar com a marca de lubrificantes Winner. É neste momento o principal distribuidor nacional desta marca, embora o seu raio de ação esteja em todo o interior norte de Portugal (entre Viseu e Bragança), mantendo com a Trusaco (empresa espanhola que detém a marca Winner), uma forte relação de parceria.
Como as vendas de lubrificantes Winner têm vindo a ganhar muita expressão de dentro do negócio de lubrificantes do Grupo Jerónimo & Teixeira, entenderam estes parceiros que estava no momento certo para promover o 1º Encontro de Clientes Winner / Grupo Jerónimo & Teixeira. Feita a apresentação da empresa e dos resultados comerciais obtidos com a venda de lubrificantes Winner, José Folguera, responsável técnico da Trusaco, apresentou a extensa gama de produtos desta marca (lubrificantes, massas, fluídos diversos, anti-congelantes, etc), reforçando os certificados e homologações que a empresa detém, de modo a garantir a qualidade dos produtos que comercializa.
Estando posicionada como uma marca de preço, o responsável da Winner fez questão de reforçar a qualidade dos produtos desta marca, afastando a ideia de que se trata de uma marca branca, já que a Trusaco investe também em investigação e desenvolvimento, tendo já, por exemplo, apostado nos lubrificantes para veículos híbridos. Não menos importante, no entender de José Folguera é o enorme espetro de aplicação dos produtos Winner, que estão disponíveis não só para veículos ligeiros, mas também para veículos pesados, industriais, agrícolas, entre outros, como também para outras aplicações fora do setor automóvel. Luís Teixeira, gerente da Grupo Jerónimo & Teixeira e responsável pela área de lubrificantes, destacou a importância de trabalhar com uma marca tão abrangente como é a Winner e que a mesma é muito representativa nas vendas da empresa.
“Com a estratégia multimarca que seguimos há cerca de quatro anos, mantivemos a ligação às marcas que historicamente trabalhamos há mais de 25 anos, mas apostamos numa marca mais económica, mas com qualidade, pois entendíamos que os nossos clientes precisavam de uma solução como esta, devido até à crise que se instalou no mercado, mas também devido ao parque automóvel com mais anos que os nossos clientes servem”, refere Luís Teixeira, dizendo que “estávamos também interessados na comercialização de óleos para tratores e máquinas agrícolas, como hidráulicos, e com a Winner conseguimos encontrar aquilo que precisávamos”.
De tal forma a Winner ganhou importância na gama de lubrificantes que a empresa de Carviçais comercializa, que Luís Teixeira considera que a empresa vestiu mesmo a camisola “verde” desta marca, ao ponto de ter feito até os primeiros catálogos de produto que foram distribuídos aos clientes. “A Winner representa mais de 25% da nossa faturação em lubrificantes, estando a par da marca que historicamente representamos, apesar de em litros a Winner sem obviamente muito mais representativa”, refere o mesmo responsável. As expetativas com a marca Winner são de crescimento, dizendo Luís Teixeira que as relações com a empresa (Trusaco) poderão ainda levar a outros investimentos, nomeadamente com a instalação de uma unidade de produção em Portugal (possivelmente nas instalações do Grupo Jerónimo & Teixeira) de AdBlue e de Anti-Congelantes.
“Este é um projeto que gostávamos muito de concretizar, como queremos aumentar o volume de faturação com a marca Winner”, afirma Luís Teixeira, que diz que “este trabalho foi conseguido com uma fantástica equipa comercial que tem muito conhecimento e experiência”. Para 2018, a empresa vai lançar um novo site, onde haverá uma loja online e um B2B, com o objetivo atingir novos mercados, bem como será reforçada a componente de formação técnica para os clientes, mesmo com a marca Winner.
Para além da jornada de trabalho, ao longo do dia os muitos clientes e parceiros do Grupo Jerónimo & Teixeira aproveitaram para aprofundar relações e partilhar experiências, em redor de um tradicional porco no espeto.
Grupo Jerónimo & Teixeira
Carviçais (Moncorvo)
Luís Teixeira
800 206 976
geral@jeronimoteixeira.pt
www.jeronimoteixeira.pt