Ver todas

Back

Grupo Nors vende Expressglass e Axial por “razões estratégicas”

28 Setembro, 2016
1998 Visualizações

O reposicionamento do Grupo Nors levou à venda de toda a operação de vidro, com a ExpressGlass e Axial a pertencerem agora à sociedade de capital de risco, Inter-Risco. O objetivo desta empresa é reforçar a posição desta operação de vidro.

O Grupo Nors concretizou a venda da ExpressGlass e da Axial (atividade de grosso) no passado mês de junho, à empresa de capitais de risco Inter-Risco, alienando assim todo o negócio de vidro auto no Grupo. Júlio Rodrigues, administrador da Nors Ibéria explicou à Revista PÓS-VENDA os motivos desta operação.

“O Grupo Nors definiu recentemente a sua estratégia para o triénio 2015-2018 que preconiza, entre outros objetivos, um foco muito claro no seu core business, centrado em soluções de transporte, equipamentos de construção e agrícolas. A atividade da Axial e da ExpressGlass encontra-se fora desse âmbito, e perante uma conjugação de circunstâncias e oportunidade, houve a abertura para a concretização deste negócio”, explica o responsável.

Entre os motivos não está a rentabilidade desta operação de vidro, como confirma Júlio Rodrigues. “Era uma atividade que aportava valor ao Grupo Nors, tratando-se apenas de uma decisão estratégica.” Esta nova estratégia não tem a ver especificamente com o mercado nacional, como detalha o administrador da Nors Ibéria: “Tratou-se de um decisão estratégica de reposicionamento das operações do Grupo Nors a nível global e não diretamente relacionada com o mercado Portugês. O Grupo Nors tem historicamente um forte compromisso com o país, onde tem vindo a desenvolver a sua actividade há mais de oitenta anos, contribuindo para o desenvolvimento da economia nacional em diversas vertentes. Ainda em 2015 procedemos à aquisição da operação de importação e distribuição da Renault Trucks para Portugal, que hoje operamos através da empresa Galius, reforçando desta forma a nossa posição no mercado nacional. Somos um grupo de grande dimensão, muito diversificado e a adequação do negócio às estratégias definidas é um processo natural.”

Desta forma, sendo que outras marcas do Grupo tinham relações diferentes e de partilha com a ExpressGlass e Axial, nomeadamente a rede de oficinas TopCar, Júlio Rodrigues explica que “os parceiros em causa foram envolvidos e informados sobre o processo de venda, como tal, foram dessa forma salvaguardadas todas as respetivas questões e compromissos previamente assumidos. ”

A INTER-RISCO

A Inter-Risco, Sociedade de Capital de Risco, SA foi criada em 1988. Com cerca de 130 milhões de euros de fundos sob gestão, é um dos principais operadores de private equity em Portugal. Nos últimos 20 anos a sociedade desenvolveu uma rede de contactos no fragmentado segmento das pequenas e médias empresas (PMEs), investindo mais de 200 milhões de euros em mais de 100 empresas ibéricas.

A estratégia para a ExpressGlass e Axial passa por “assegurar e reforçar a posição privilegiada do Grupo no seu mercado de atuação e em beneficiar do impacto da recuperação económica no volume de vendas. A ênfase será também colocada na implementação de melhorias operacionais de forma a maximizar a eficiência do Grupo.” Grupo esse que teve um volume de negócios consolidado de cerca de 18 milhões de euros em 2015, contando com 108 colaboradores e uma rede com mais de 80 lojas.

Mais informações em www.expressglass.pt

 

 

 

 

PALAVRAS-CHAVE