Ver todas

Back

Dash Cam da Garmin ajuda na segurança na estrada

20 Dezembro, 2019
837 Visualizações

A câmara Dash Cam da Garmin pretende ajudar os condutores a terem mais controlo na estrada e poderem conduzir de forma mais tranquila.

Estes pequenos dispositivos gravam de forma automática o momento em que ocorre algum incidente, além de poder recuperar os segundos antes e após o mesmo, permitindo obter uma imagem global tanto do sucedido como do contexto.

Também se converte numa ferramenta útil na luta contra a fraude porque com as imagens gravadas é possível mostrar se qualquer colisão, choque ou pequeno desentendimento em estrada foi intencional ou não. Porque os condutores podem mostrar o sucedido através da gravação e demostrar que não tiveram responsabilidade no incidente.

Os alertas de direção fornecidos pelas câmaras Garmin ajudam a conhecer a situação e os veículos ao seu redor. Por exemplo, alertas de colisão frontal, de arranque podem melhorar a perceção ao conduzir. Além disso, graças a eles, têm localização de radar, sinal vermelho e até notificações de velocidade com atualizações sem assinatura por meio da aplicação gratuito para smartphone Garmin Drive.

Ao incluir o GPS, qualquer um deles permite obter dados detalhados sobre a localização e a hora do possível incidente que pode ocorrer em alguma viagem e, assim, determinar exatamente onde e quando ocorreu. Além disso, podem gravar em loop contínuo e salvar os incidentes quando ocorrem, podendo reproduzir o vídeo no ecrã da Dash Cam e no telefone, graças ao aplicativo Garmin Drive.

Por outro lado, é possível geri-los sem usar as mãos, simplesmente através de instruções por voz. Assim, simplesmente dizendo “Ok, Garmin”, as câmaras guardam sequências de vídeo, tiram uma foto ou iniciam e interrompem a gravação de áudio, além de iniciar ou interromper a função Travelapse. Em resumo, esse recurso facilita a gravação de qualquer outra imagem que o motorista considere necessária para memorizar, além daquelas que são automaticamente armazenadas no caso de ocorrer um incidente.

Com os modelos mais recentes do Dash Cam, o condutor tem um grande campo de visão entre 140 e 180 graus (dependendo do modelo), o que permite uma captura mais ampla do ambiente, incluindo a maior parte do tráfego ao seu redor.

Da mesma forma, e graças à sincronização automática, a câmara pode fazer ligação sem fios via Bluetooth, até quatro Dash Cam, que podem ser localizados na frente, atrás ou nas laterais do veículo para fornecer uma cobertura praticamente completa em 360º. Nesse sentido, é possível controlar e reproduzir vídeos de até quatro câmaras do smartphone com a aplicação Garmin Drive. Se um vídeo é guardado numa Dash Cam, os outros também o armazenam. Por sua vez, eles combinam e organizam automaticamente arquivos multimédia para que possa encontrá-los e visualizá-los facilmente.

A Dash Cam pode começar a gravar automaticamente quando deteta movimento. Por exemplo, se durante uma viagem for necessário parar em algum momento para comer ou descansar, não há necessidade de se preocupar em deixar o veículo estacionado num local desconhecido. Graças ao modo de gravação com o veículo estacionado, monitorizam o ambiente à volta do carro enquanto ele está estacionado e quando o motor está desligado (requer um cabo para o modo de gravação com o veículo estacionado que é vendido separadamente e é recomendada instalação por um profissional). Todas as imagens serão armazenadas em cartões microSDHC com capacidade de 8 a 256 Gb.

Depois de listar os vários utilizadores que compõem o Garmin Dash Cam, basta escolher o que melhor se adapte às necessidades de cada profissional (transportadora, motorista de táxi, motorista de autocarro, etc.), se faz várias viagens curtas, ou longos percursos desde o ponto inicial até ao seu destino.

PALAVRAS-CHAVE