O Grupo Serca apresentou o seu primeiro Relatório ESG, o primeiro relatório de sustentabilidade no setor da distribuição do pós-venda automóvel em Espanha.
Este relatório anual de 2023 reflecte o histórico de atuação do grupo em questões ESG (Ambiental, Social e Governança). A equipa do Comité de Sustentabilidade da Serca, formada por Aranca Negru, Javier Lorenzo e Raquel Donaire, tem realizado um trabalho que dá continuidade à preocupação com a sustentabilidade no sector do pós-venda automóvel, que viu a luz do dia pela primeira vez no sector, com a chegada do Veturilo 4.0.
No evento Connect realizado em Valência em 2021, Lluís Tarrés, Diretor Geral da Serca, já apresentava o prelúdio da necessidade de analisar a nossa atividade, bem como o nosso impacto no meio ambiente, tanto social como ambiental. O Veturilo 4.0 apresenta-se sobre quatro pilares fundamentais, que também são valores nos quais se baseia a estratégia empresarial do grupo: ética, sustentabilidade, comprometimento e empatia.
Detalhando o conteúdo contido no Relatório ESG 2023 da Serca, o leitor é apresentado contextualizando a atividade do Grupo Serca ao longo da sua história, desde os seus primórdios, destacando os marcos mais relevantes do setor, e a sua evolução ao longo do tempo, para deixar espaço os seguintes blocos pelo compromisso que manteve com as suas ações e projetos ao longo de 2023, em termos ambientais, sociais e de sustentabilidade.
Na estratégia do grupo existe uma preocupação, tão real quanto necessária, de continuar a construir e desenvolver a sua atividade a partir de todos os departamentos, em torno de uma visão de futuro, abrindo caminho para uma distribuição sustentável.
Esta missão está ligada a um contexto de atuação, em que se constroem relações duradouras com os diferentes atores do setor, que seguem um caminho alinhado com os valores e compromisso da Serca.
O objetivo final é tentar alcançar um setor cada vez mais consciente da importância de dar origem à sustentabilidade nos planos de negócios.