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Peugeot quer ser protagonista da Economia Circular

A Peugeot apresentou hoje em conferência de imprensa o projeto E-Lion, que entre as suas diversas abordagens, inclui o tema da Economia Circular, no qual a Peugeot quer ser protagonista no setor automóvel.

O projeto E-LION está no centro da estratégia da Peugeot para a construção da mobilidade sustentável do futuro. Trata-se de uma abordagem global, a 360°, que vai muito além da eletrificação dos veículos e que se baseia em cinco “pilares E”:

  1. Ecossistema de produtos e serviços com base nas soluções Stellantis.
  2. Experiência completa do cliente, do início até ao fim.
  3. Elétrico, com uma gama 100% elétrica até ao final de 2024.
  4. Eficiência, oferecendo o máximo desempenho com o mínimo consumo de eletricidade.
  5. AmbiEntE, visando a sustentabilidade e o compromisso Carbon Net Zero até 2038.

A criação de um ecossistema completo baseado nas soluções Stellantis é um dos pilares do projeto E-Lion. O grupo Stellantis desenvolve uma atividade de Economia Circular baseada nos “4Rs”: Reconstruir, Reparar, Reutilizar e Reciclar.

A Peugeot insere-se nesta abordagem pela utilização de menos materiais – mas com materiais mais sustentáveis – aumentando a sua longevidade e assegurando a sua reciclagem no final da sua vida útil. Por exemplo, 23% do novo PEUGEOT E-3008 é composto de materiais reciclados, incluindo aço e polímeros.

Para assegurar a reciclagem dos veículos em fim de vida na Europa, a Stellantis criou a Sustainera Valorauto, joint-venture feita com a Galloo, líder europeu de reciclagem. A Sustainera Valorauto oferece aos clientes profissionais, bem como aos clientes particulares, uma solução completa que inclui a recolha e o desmantelamento de veículos, a sua recuperação, recondicionamento e comercialização de peças viáveis, sem esquecer a reciclagem de materiais.

Uma outra joint-venture, especificamente dedicada à reciclagem de baterias de automóveis elétricos na Europa e na América do Norte, nasceu do acordo entre a STELLANTIS e a Orano, líder mundial em reciclagem. Utilizará a inovadora tecnologia de baixo teor de carbono da Orano para recuperar uma elevada proporção de materiais das baterias de iões de lítio.

Isto sem esquecer a reparação de baterias, processo que, há vários anos, faz parte das ações concretas da Peugeot no atelier interno da Stellantis, dedicado a esta ação.

 

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