Ver todas

Back

Grupo Volvo e Daimler Truck em parceria para impulsionar tecnologia de hidrogénio

29 Abril, 2021

O Grupo Volvo e a Daimler apresentaram hoje, durante um evento digital, a parceria cellcentric, que pretende impulsionar a tecnologia de veículos a célula de combustível.

Com vista a uma sociedade livre de emissões, o Grupo Volvo e a Daimler estao a trabalhar em conjunto para desenvolver tecnologias de veículos a célula de combustível, assim como as infraestruturas necessárias. O objetivo é, por isso, tornar esta joint venture num fabricante global de células de combustível e, assim, caminhar em direção ao transporte sustentável e neutro para até 2050.

A joint venture irá desenvolver, produzir e comercializar sistemas de células de combustível para uso em camiões, assim como outras aplicações. Um objetivo principal da Daimler Truck AG e do Grupo Volvo é começar com os testes de clientes de camiões com células de combustível daqui a três anos e começar a produção em série a partir de 2025.

“O que se pretende é ter veiculos sem emissões, consumos e ruído. Mais autonomia, rápido carregamento e capacidade de carga, são os objetivos que pretendemos atingir. Aqui, os veículos a célula de combustível são o mais adequado. E é por isso que unimos forças para criar a parceria cellcentric. No Grupo Volvo apoiamos o acordo de Paris a 100% e, aqui, a célula de combustível terá um papel fundamental para atingirmos os objetivos ambientais”, indicou Martin Lundsted, CEO do Grupo Volvo.

Por sua vez, Martin Daum, CEO da Daimler Truck, referiu que o objetivo da empresa é, em 2040, vender o último veículo com motor a combustão. “Para isso, precisamos de sistemas de célula de combustível e das infraestruturas para tal. O hidrogenio é uma tecnologia muito flexivel, é possivel planear rotas e gerir tempos das frotas facilmente com esta energia, porque permite um rápido carregamento, se necessario. Além disso, queremos um futuro com milhões de camiões em circulação com energia. E neste aspeto, o hidrogénio tem uma grande vantagem: quanto mais veículos utilizam, mais barato fica, e mais infraestruturas teremos”.

Para mais informações, viste este link.

PALAVRAS-CHAVE