Ver todas

Back

GS Oficina: Consultor do cliente

22 Setembro, 2023
849 Visualizações

A GS Oficina, em Mirandela, é o resultado de uma convicção e de uma forma de estar no negócio da reparação automóvel segundo a visão de uma dinâmica empresária oficinal que sabe exatamente o caminho que quer seguir.

Com o nome de GS Oficina, as iniciais de Gisela Santos, que não é propriamente uma desconhecida no setor, esta nova Bosch Car Service nasceu em Mirandela há pouco mais de um ano. Depois de muitos anos a gerir um oficina familiar, divergências quanto ao modelo de funcionamento, levaram Gisela Santos a seguir com as suas convicções, mesmo que a aposta fosse de risco, feita numa altura pós-pandemia e com a economia a dar sinais de fraqueza. “Sempre foi muito exigente comigo mesma, e entendo que a minha função, como responsável da oficina, é ser uma consultora do cliente”, começa por dizer Gisela Santos, explicando que “temos que identificar sempre o tipo cliente que temos à nossa frente, a sua disponibilidade económica e o carro que nos traz à oficina. Ouvir o cliente é muito importante”. A GS Oficina está numa zona de Portugal onde o parque automóvel é um pouco envelhecido e onde tradicionalmente o clientes fazem curtas distâncias com o seus veículos, o que gera “enormes problemas com os filtros de partículas, que são normalmente problemas graves e caros.

Este tipo de situações exige, para além do conhecimento técnico, um bom conhecimento do cliente, para que esse problema possa muitas vezes ser resolvido”, dá como exemplo Gisela Santos.

BOSCH CAR SERVICE
Desde a sua abertura que a GS Oficina aderiu ao conceito Bosch Car Service. Não foi uma decisão impulsiva, mas simracional e pensada, pelo facto de que “a melhor relação preço/qualidade ao nível das peças, que encontrei no mercado, é precisamente nas peças Bosch. Por outro lado a imagem Bosch e o conhecimento técnico da Bosch foram também fatores que me levaram a apostar nesta rede, até porque não existia nenhuma oficina Bosch Car Service em Mirandela”.

Focada no perfeccionismo, Gisela Santos revela que é muito importante, no seu entender “encarar cada manutenção ou reparação como se a mesma fosse feita no meu próprio carro”. Diz também queo conceito Bosch Car Service acaba por casar muito bem com a forma de trabalhar que a GS Oficina implementou, isto é, “o cliente chega, falamos com ele, ficamos a saber o que necessita, elaboramos um check-up completo à viatura e depois é feito o orçamento ao cliente. No caso de uma reparação mais dispendiosa, por exemplo, aconselhamos o que é mais prioritário fazer”.

Explica ainda a responsável da oficina que um dos objetivos é incentivar os clientes a pelo menos uma vez por ano fazer um check-up à viatura, já que no seu entender “dessa forma evitam-se muitos problemas futuros”. Para Gisela Santos existe uma maior perceção de qualidade, por parte do cliente, quando visita uma Bosch Car Service, que “nos coloca entre uma oficina independente tradicional e um concessionário de marca. Igualmente importante é o facto de um cliente poder fazer umamanutenção, com peças Bosch, no seu veículo sem perder a garantia original, evitando, grandes deslocações a Vila real ou Bragança”.

Do ponto de vista técnico, a adesão à Bosch traz, no entender de Gisela Santos, enormes mais valias, não só do ponto de vista da formação, como também do acompanhamento técnico. “O suporte técnico da Bosch é fundamental no nosso dia-a-dia, pois é uma importante ajuda na resolução das avarias, como mais rapidamente podemos efetuar o serviço e entregar ao cliente”, explica a gerente da GS Oficina.

Com uma grande panóplia de serviços técnicos (incluindo serviços de eletricidade, carregamento de ar condicionado, retificação de motores, filtros de partículas, etc), a GS Oficina dinamiza também o serviço de vidro automóvel, através de uma parceria com a Express Glass. A experiência da Gisela Santos na área do vidro automóvel é enorme, mas nem era sua ideia inicial dinamizar esse tipo deserviço na GS Oficina, mas “os clientes pediam-nos constantemente esse tipo de serviço, pelo que decidimos apostar nele tal o volume de serviço que estávamos a desperdiçar”, diz Gisela Santos, reforçando que “muitas vezes identificamos nos veículos dos nossos clientes que precisam também de uma intervenção no vidro. Propomos fazer todo o serviço, e isso é uma vantagem”. Numa fase em que pretende consolidar a operação, “sempre com o foco na satisfação do cliente”, Gisela Santos diz que “temos como objetivo especializarmo-nos naquilo que sabemos fazer bem e não ter serviços onde não somos especializados”. Em mente estarão outros tipos de serviços no futuro, mas de momento, com uma equipa de sete pessoas, conclui Gisela Santos que “queremos ser consultores do cliente, aconselhando-os sempre sobre o que é melhor para o seu carro. Se não é para marcar pela diferença, então não valia a pena estarmos abertos”.

GS Oficina
Mirandela
Gisela Santos
911 540 313
geral@gsauto.pt

Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 89, de fevereiro de 2023. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE