Ver todas

Back

GS Yuasa: Mais e melhor logística

O novo centro logístico da GS Yuasa tem como objetivo impulsionar o negócio da empresa e reforçar o serviço aos clientes no mercado ibérico.

A GS Yuasa, reconhecida a nível internacional pelo fabrico e venda de baterias para diversos setores e aplicações, incluindo o aftermarket automóvel, tem vindo a consolidar a sua presença no mercado ibérico através da inovação e da melhoria contínua dos serviços que presta aos seus clientes.

Durante a Motortec 2025, onde foram apresentadas as mais recentes iniciativas da marca, Juan Ignacio Egea, diretor-geral da GS Yuasa Battery Iberia, partilhou as principais novidades e aprofundou a visão estratégica da empresa para Portugal e Espanha. “O regresso à Motortec após várias edições foi um marco importante para a Yuasa, e evidenciou o bom trabalho Motortec pela dinamização de mais uma feira de sucesso, incluindo programas de mobilização de oficinas e o impulso das associações, pois fizeram um grande trabalho”. Embora o produto principal da Yuasa se mantenha consistente, a empresa apresentou na Motortec 2025 diversas soluções orientadas para os profissionais da manutenção e reparação automóvel. “Estas soluções, entre carregadores, verificadores, máquinas de diagnóstico, que hoje em dia são importantes para o funcionamento das baterias, têm vindo a ser ser muito bem acolhidas pelas oficinas. A oferta da GS Yuasa está a acompanhar toda a evolução das baterias, como os produtos com tecnologia AGM, EFB e as auxiliares”, explicou Juan Ignacio.

Além disso, a empresa aproveitou a ocasião para promover a marca GS, em conjunto com a marca Yuasa: “A estratégia para este ano passa por promover a marca GS no segmento auto, reforçando a sua presença no mercado ibérico, com foco no aftermarket. A GS Yuasa é a união da GS e da Yuasa e, embora a GS não seja tão conhecida na área automóvel, no mercado ibérico, como a Yuasa, é já muito procurada nas motos. A nível internacional, especialmente em países asiáticos, a GS é uma marca premium e líder de mercado, sendo fabricante de equipamento original, tanto em auto como em moto”, adiantou o responsável, que explicou ainda que a GS Yuasa dispõe de uma fábrica na Turquia que produz baterias auto para ambas as marcas, “com formatos distintos, mas com a mesma engenharia e qualidade”.

Logística própria

A grande novidade apresentada pela GS Yuasa na Motortec 2025 foi a inauguração da sua primeira operação logística própria na Península Ibérica. “Pela primeira vez, temos uma operação logística própria. Durante todos estes anos, tivemos uma operação subcontratada em todas as nossas operações de auto, moto e indústria, e, este ano, integrámos toda a operação numa operação logística nova”.

Segundo Juan Ignacio Egea, este novo centro representa um investimento significativo, com vantagens diretas para a GS Yuasa e para os seus clientes ibéricos e internacionais. As novas instalações contam com uma capacidade de 3500 m², quase 600 m² adicionais de escritórios e uma capacidade para quase 4000 paletes de baterias. Tem ainda capacidade de carregar mais de 1000 baterias por dia, e é capaz de etiquetar entre 150 a 200 mil baterias ao ano. Esta aposta estratégica traduz-se na transição das operações subcontratadas para uma gestão própria. “A implementação desta operação própria implica uma mudança estratégica, que colocámos em marcha. Estamos a desativar gradualmente a parte subcontratada e a dar início à atividade com estas novas instalações. Este movimento representa um salto qualitativo para a empresa e uma declaração clara da nossa intenção de consolidar a posição da GS Yuasa como um dos maiores fabricantes mundiais. Somos líderes absolutos no segmento das motos, assim como na indústria, e somos o segundo maior fabricante para baterias auto, a nível global”.

O responsável adiantou ainda que este investimento logístico pretende melhorar ainda mais o serviço premium que a empresa já presta aos clientes. Juan Ignacio Egea reconheceu a crescente complexidade do aftermarket, onde “o negócio está muito fragmentado e a logística tem vindo a complicar-se muitíssimo, relativamente a prazos e stocks. Por esse motivo, a nossa aposta foi dar este salto, para oferecermos mais espaço e mais flexibilidade no nosso negócio e serviço aos nossos clientes”. E concluiu: “Somos uma empresa premium e queremos reforçar isso ainda mais. As baterias GS Yuasa estão presentes em todos os setores e, com a nova logística, a GS Yuasa está ainda mais preparada para servir o mercado de forma eficaz”.

PALAVRAS-CHAVE