Numa visita à Região Autónoma dos Açores, no final passado mês de novembro, a GVB foi até às ilhas do Faial e de São Miguel, na semana europeia dos resíduos de embalagens.
Esta visita ficou marcada pela reunião com as autoridades locais, nomeadamente com a Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, onde se reforçou a colaboração entre as partes, no sentido de traçar uma frente de comunicação no arquipélago, de modo a chegar a mais empresas e sensibilizá-las para as suas responsabilidades legais em matéria de colocação de baterias na região e prevenção e recolha de resíduos.
Realizou-se um Seminário muito interventivo, na Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, onde foi apresentado o desempenho da GVB na
Região Autónoma, relativa ao número de empresas aderentes e resíduos recolhidos, chegando-se à conclusão de que a GVB retirou cerca de duas vezes aquilo que por licença é obrigada a recolher.
A GVB também explicou as principais alterações que o novo Regulamento UE 2023/1542 trouxe e quais os impactos imediatos e a médio prazo que estes representam para as empresas, destacando-se uma nova classificação de baterias, a existência de passaporte e a obtenção de informação através de código QR.
Finalmente, foram feitas visitas a parceiros e operadores da Rede GVB, onde se pôde constatar, com muita satisfação, o elevado grau de envolvimento e empenho das empresas no cumprimento legislativo e na correta estratégia de manuseamento e transporte de resíduos.