A fabricante de pneus Hankook anunciou o desenvolvimento de dois novos produtos para veículos pesados, destinados ao transporte regional e de longa distância: os pneus SmartFlex AL51 e DL51.
Estes dois produtos foram acrescentados à gama de pneus para camiões, adequados tanto para o transporte de longa distância como para o transporte regional. O Hankook SmartFlex AL51 para o eixo de direcção e um pneu para todas as posições e o novo Hankook SmartFlex DL51 para o eixo de tracção foram especificamente concebidos para satisfazer estes requisitos de distância híbrida. A Hankook indica que os novos pneus SmartFlex têm uma resistência ao rolamento significativamente mais baixa do que o SmartFlex AH31/DH31 em distâncias médias.
Os pneus Hankook SmartFlex estão disponíveis nas medidas 315/70 R22.5 156/150L (AL51) e 315/70 R22.5 154/150L (DL51), com mais medidas a serem disponibilizadas ao longo do ano.No que diz respeito ao novo Hankook SmartFlex AL51, o pneu do eixo direccional e de todas as posições, os engenheiros de design da Hankook conseguiram reduzir a resistência ao rolamento até 20% em comparação com o SmartFlex AH31 através da adopção de várias medidas específicas.
O SmartFlex AL51 apresenta um design com três ranhuras paralelas no piso. A Hankook explica que os blocos do piso foram concebidos para serem mais rígidos, o que melhora a aderência, aumenta a quilometragem e reduz a resistência ao rolamento, e que o pneu mantém as suas propriedades de segurança, tracção e resistência ao rolamento durante todo o seu ciclo de vida.
Quando o pneu atinge 70%, surgem sulcos lineares adicionais para dar ao pneu mais tracção e aderência em piso molhado. A utilização de lamelas autogeradoras em forma de chifre, que evitam a formação de fissuras, reduz a carga sobre os ombros do pneu. Permitem igualmente uma evacuação mais direccionada da água, o que resulta numa melhoria de 15% do desempenho em piso molhado.