O atual secretário-geral da ACAP (Associação Automóvel de Portugal), Hélder Pedro, foi eleito para presidente do Comité de Ligação da European Automobile Manufacturers Association (ACEA) – Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis.
A escolha do responsável português para o cargo foi tomada pelos membros da associação que representa as maiores empresas europeias do sector automóvel, numa reunião realizada a 10 de dezembro.
Hélder Pedro irá liderar o Comité de Ligação, órgão que congrega as associações de fabricantes de automóveis dos 27 Estados-membros da União Europeia, e, ainda, do Reino Unido e da Turquia.
Refira-se que este comité reúne trimestralmente, tendo como missão analisar toda a legislação discutida nas várias instituições ao nível da União Europeia, assim como fazer o balanço da implementação das medidas nos vários países.
O responsável assume a presidência do Comité de Ligação da ACEA numa altura em que a indústria automóvel atravessa uma crise sem precedentes, devido à pandemia de Covid-19. A título de exemplo, refira-se que este sector registou, nos últimos 10 meses, quebras superiores a 35 por cento, apenas em Portugal.
Chairman do BMW Group assume Direcção da ACEA
A par da nomeação de Helder Barata Pedro, a ACEA elegeu, durante a última semana, um novo presidente da direcção. O presidente da Direcção da ACEA é eleito entre os responsáveis máximos dos construtores de Automóveis sediados na Europa. Oliver Zipse, chairman do BMW Group, irá assumir este cargo, cujo mandato é anual.
A ACEA encontra-se directamente dedicada aos interesses da indústria automóvel, que, na Europa, representa 14,6 milhões de postos de trabalho e cerca de sete por cento do PIB da União Europeia.