A Hidrotruck é uma empresa especializada em serviços de reparação e manutenção de veículos que transportam resíduos. A abrangência de serviços é um dos seus pontos fortes.
Com 10 anos de existência, a Hidrotruck é uma empresa familiar, detentora de um enorme know-how no seu ramo de atividade, que resulta da experiência anterior nesta área.
Tendo como ponto forte a diversidade dos serviços que presta, a Hidrotruck surge em 2011 de forma a preencher uma lacuna existente no mercado. Assim, a empresa pretende destacar-se no âmbito da reparação e manutenção dos veículos que transportam resíduos, que pela sua função são conhecidos como “equipamentos industriais”, por terem condições de operação diferentes dos tradicionais pesados de transporte de mercadorias.
Tendo como objetivo a satisfação imediata do cliente, a Hidrotruck é uma empresa de manutenções multimarca. Independentemente da marca do pesado, da grua, da plataforma ou da caixa de carga, a Hidrotruck está preparada para intervir junto de uma grande diversidade de equipamentos e veículos, não obstante o tipo de manutenção ou reparação solicitada pelo cliente. “Para mantermos ou reforçarmos a nossa posição no mercado só o poderemos fazer através da satisfação total das necessidades dos clientes, independentemente de quais forem, seja com serviços internos ou seja com serviços externos”, começa por explicar Rui Dias, Chief Operation Officer da Hidrotruck, quando se refere a um dos aspetos diferenciadores da empresa. Refere ainda que “cerca de 15% dos serviços que fazemos são na casa do cliente, pois não é exequível deslocar o equipamento às nossas instalações. Para isso, temos todo o tipo de meios técnicos próprios que nos permitem trabalhar em qualquer tipo de ambiente”.
Internamente, a Hidrotruck divide os seus serviços em cinco grandes secções, que funcionam paralelamente e de forma coordenada. A primeira secção, Mecânica, Hidráulica e Pneumática, é responsável pela admissão dos pesados intervencionados pela Hidrotruck. Depois da análise diagnóstica, é aqui que se reparam motores, diferenciais, caixas de velocidades, travões, entre outros. Para além disso, a equipa de mecânicos procede também à reparação e adaptação de sistemas hidráulicos e pneumáticos. Uma segunda secção é a da Serralharia, onde se reparam as superstruturas (metalomecânica pura) com recurso a tecnologia MIG MAG, quinadeira, guilhotina e calandra. Existe ainda a capacidade interna de projetar, fabricar e adaptar estruturas e mecanismos a determinadas operações, de acordo com as necessidades dos clientes.
Na secção da Tornearia, através do recurso a tornos, fresas e outros engenhos procede-se à retificação, reparação e construção de componentes que garantem, segundo Rui Dias, “uma grande autonomia de serviços, pois não estamos dependentes de terceiros e permite-nos construir internamente algumas soluções para os clientes. Esta é mais uma situação que nos diferencia, pois somos reparadores e não substituidores de peças, tentando encontrar sempre a melhor solução para o cliente, na melhor relação custo / benefício / tempo de reparação”. Nesta área, de acordo com Rui Dias, a Hidrotruck é igualmente muito procurada para a reparação de atuadores. A quarta secção é a da Eletricidade, responsável pela conexão e comando dos componentes mecânicos, hidráulicos e pneumáticos. Aqui é realizado todo o tipo de reparações desde o simples curto-circuito até à programação e integração de autómatos para sistemas novos ou usados.
Por fim, mas não menos importante que as outras secções, a Hidrotruck possui a unidade de Repintura (com cabina homologada), que vai além dos trabalhos de execução de serviços de pintura e recondicionamento das estruturas. Assim, na Repintura efetuam-se também serviços de isolamento e tratamento de superfícies, o que aumenta a vida útil dos equipamentos. “Temos todas estas competências internas, mas para outra tipologia de serviços, como radiadores, bombas injetoras, etc, recorremos a parceiros especializados”, refere Rui Dias. Para o Chief Operation Officer, outro fator diferenciador da Hidrotruck, “é a disponibilidade, isto é, a capacidade de gerir o serviço internamente para responder ao cliente, na grande maioria das vezes, num período entre 4 a 12 horas”. Deste modo, a empresa tem a capacidade para dar assistência imediata ao cliente em reparações urgentes, utilizando para o efeito não só meios e ferramentas próprias, desenvolvidas internamente, mas também um stock de peças e componentes.
Para além do serviço de manutenção e reparação de equipamentos, a Hidrotruck representa duas marcas europeias. Em 2017, tornou-se a representante oficial em Portugal da VDK, uma marca belga de caixas compactadoras de recolha traseira de resíduos. “Apostamos nesta marca pela qualidade dos seus produtos e pela garantia que nos dá em termos de longevidade de operação”, refere Rui Dias. Paralelamente, a Hidrotruck representa também a UDOR, empresa italiana fabricante de bombas de água de alta pressão, “para trabalhar um segmento de mercado que são as viaturas de recolha e que têm incorporado um sistema de lavagem. São equipamentos de muita qualidade, já em operação há cerca de 5 anos e que até ao momento não tiveram um problema”, afirma o Chief Operation Officer da Hidrotruck.
De forma a dar resposta às necessidades dos seus clientes, desde 2019 a Hidtrotruck disponibiliza os serviços de aluguer de equipamentos em pequena escala. “Para as câmaras municipais com poucos equipamentos de recolha de resíduos, quando surge uma avaria num equipamento, normalmente com tempos de imobilização mais longos, nós temos uma solução de aluguer que permite manter a operação”, explica Rui Dias, referindo-se às três viaturas disponíveis para aluguer, “numa lógica de serviço ao cliente”. Num segmento de mercado que serve entidades públicas e privadas na área da recolha de resíduos, apesar de vários clientes possuírem serviços internos de manutenção, Rui Dias considera que “existem ainda muitas oportunidades para crescer neste mercado, apesar da concorrência crescente. Daí, a nossa aposta na abrangência de serviços que temos”.
Hidrotruck
Loures
Rui Dias
219 409 504
geral@hidrotruck.pt
www.hidrotruck.pt
Artigo publicado na Revista Pós-Venda Pesados n.º 35 de agosto/setembro de 2021. Consulte aqui a edição.