As homologações de pneus Pirelli em veículos BEV e PHEV duplicaram em 2023, comparativamente ao ano anterior.
Durante o IAA Mobility, em Munique, a Pirelli confirmou a sua posição nos pneus Premium e Prestige para carros elétricos: dos novos carros em exposição, os pneus Pirelli estiveram presentes em quase 25% dos carros BEV e 30% dos híbridos plug-in. Estes carros foram montados com produtos de diversas famílias – do P Zero ao Scorpion – mas todos apresentavam a marcação Elect, que indica que aqueles pneus foram criados especificamente para carros elétricos.
Desde o seu lançamento em 2019 até aos dias de hoje, a tecnologia Elect já ultrapassou as 300 homologações (pneus especificamente adaptados às necessidades de cada modelo). A procura por estes produtos disparou em comparação com o mesmo período do ano passado, as novas homologações no primeiro semestre de 2023 cresceram mais do dobro em comparação com o mesmo período do ano passado, sublinhando a crescente proeminência da Pirelli na mobilidade elétrica. O único carro movido a hidrogénio no IAA Mobility Show, o BMW iX5 Hydrogen, também foi exibido com pneus Pirelli. Este carro em particular conta com o pneu P Zero com a marca FSC: o único pneu do mundo fabricado com borracha natural certificado pelo Forest Stewardship Council.
Piero Misani, Vice-Presidente sénior da divisão de Investigação e Desenvolvimento e Cibernética da Pirelli, deixou as seguintes palavras: “A liderança que alcançamos em mobilidade elétrica sublinha a inovação da nossa divisão de Investigação e Desenvolvimento. A Pirelli é o único fabricante que possui uma tecnologia transversal para carros elétricos que ainda é aplicável a todas as nossas outras gamas de produtos. Esta abordagem permite-nos uma maior versatilidade para oferecer aos fabricantes de automóveis pneus feitos à medida e mais adequados às características específicas de cada modelo automóvel. A procura por pneus BEV e PHEV feitos à medida está a crescer cada vez mais rapidamente, e a estreia do novo P Zero E deverá melhorar ainda mais as aprovações de homologações Elect.”