A Hyundai desenvolveu a primeira tecnologia Active Shift Control. Este sistema otimiza a eficiência da transmissão ao monitorizar a mudança de velocidade 500 vezes por segundo, ajustando a velocidade de rotação de transmissão para reduzir o tempo de mudança de velocidade. A tecnologia vai estar disponível no próximo Hyundai Sonata Hybrid e provavelmente já vai beneficiar as próximas viaturas híbridas da Hyundai.
O ASC aplica um software novo de comando lógico à Unidade de Controlo Híbrida (HCU), a qual comanda o motor elétrico para alinhar as velocidades de rotação do motor e transmissão para redução do tempo de mudança de velocidades em 30%. Esta tecnologia proporciona mudanças de velocidade mais suaves, apesar de os tempos serem mais rápidos.
“O desenvolvimento da primeira tecnologia ASC do mundo é uma inovação notável que incorpora o controlo do motor na transmissão automática”, afirma KyoungJoon Chang Vice Presidente da Hyundai, “não só economizará combustível, como vai proporcionar uma experiência de condução mais divertida a todos os nossos clientes”.
Para maior economia de combustível o s automóveis híbridos não possuem conversor de binário, já que estes perdem energia durante o processo de transmissão. Embora seja eficiente em termos de combustível, es t e sistema requer maior tempo de mudança , para garantir a suavidade nas mudanças de velocidade.
A tecnologia ASC permite a o motor elétrico do híbrido assumir o control o nas mudanças de velocidade , aplicando a nova lógica do software à Unidade de Controlo Híbrida (HCU) para evitar possíveis problemas com o tempo de mudança mais lento. A HCU monitoriza a velocidade de rotação da transmissão 500 vezes por segundo com um sensor instalado no motor elétrico para sincronizar rapidamente a velocidade de rotação com a velocidade do motor.
Com esta sincronização, o tempo de mudança de velocidade reduz cerca de 30%, de 500 para 350 milésimos de segundo . Esta tecnologia melhora não só o desempenho na aceleração e a economia de combustível dos híbridos, como também aumenta a durabilidade da transmissão, ao reduzir o atrito durante a mudança de velocidade.