Ver todas

Back

IC Car: Investimentos no futuro da mobilidade

19 Janeiro, 2024

Especialista na reparação e manutenção de veículos multimarca, a IC Car tem quase 20 anos de atividade e está a investir na área da repintura automóvel e no serviço a veículos eletrificados.

No espaço onde funcionava uma antiga oficina e onde era mecânico, Bento Pereira teve a oportunidade de adquirir o negócio e criou a IC Car. Há cerca de um ano e meio, a oficina mudou para novas instalações, em Samora Correia, no distrito de Santarém. Ao longo dos anos, a IC Car “passou por algumas crises económicas do país, o que originou algumas quebras, mas o negócio foi crescendo, fruto do nosso trabalho e, entretanto, surgiu a hipótese de mudarmos para as novas instalações. Nessa altura, ainda utilizávamos o nome dos antigos proprietários e decidimos trocá-lo para IC Car, Ideal Center”, explica Bento Pereira, que está ligado ao setor oficinal desde que iniciou a sua vida profissional. “A ideia para a mudança de instalações tem como objetivo apostarmos no crescimento da oficina. Decidimos adquirir o espaço, em vez de manter o aluguer, para realizarmos investimentos e fazer crescer ainda mais o negócio, acompanhando as tendências do mercado automóvel. Os veículos que recebemos são muito variados. Temos um parque com cinco a seis anos, em média, mas, com a pandemia, a idade avançou um pouco mais, porque o cliente tem tendência a manter o seu veículo durante mais anos”.

SERVIÇOS
O foco da IC Car sempre foram os serviços de mecânica. “Nas instalações antigas começámos também a implementar o serviço de chapa e pintura e, agora, ao passarmos para o novo espaço, temos o projeto de instalar uma cabine de repintura”. Na IC Car, é feito também serviço de eletrónica, e faz também reparação e manutenção de veículos eletrificados.

“A nossa estratégia passa pela diversificação de serviços. Queremos ser cada vez mais abrangentes para as necessidades do nosso cliente. Temos também um projeto para instalar um serviço de lavagem auto. Também temos equipamentos de pneus, embora não seja o nosso foco”. Além do cliente particular, a IC Car tem uma forte presença junto do cliente profissional, trabalhando com algumas frotas de média dimensão. Por realizar muito serviço a frotas, a IC Car tem sempre carros de cortesia à disposição dos seus clientes. “Além da qualidade do serviço, esta é também uma outra forma de fidelizarmos os clientes”.

Em relação aos veículos eletrificados, Bento Pereira explica que já chegam à oficina alguns veículos híbridos. “No caso dos 100% elétricos, ainda existe pouco serviço, devido à pouca expressão que estes automóveis têm ainda no nosso parque automóvel. Na IC Car temos formação para fazer reparação de baterias de veículos elétricos. Retiramos os módulos avariados e colocamos os módulos novos ou recondicionados. Temos parceiros que fazem abate de viaturas elétricas e fornecem-nos as baterias, retiramos os módulos e são utilizados para estes veículos. E, desta forma, é uma reparação de custos bem mais reduzidos para o cliente do que ter de adquirir uma bateria nova”. Bento Pereira indica que a oficina tem o projeto de adquirir um veículo elétrico para uso da oficina, para testes e formação dos seus técnicos. A IC Car conta atualmente com uma equipa de sete pessoas, com quatro mecânicos e um bate-chapa. “Com o crescimento para a repintura, a equipa irá, certamente, aumentar. Já temos dois mecânicos com formação de híbridos e elétricos”.

CHECKSTAR
A IC Car tem uma parceria com a rede Checkstar, da Magneti Marelli, através da Bombóleo, projeto que foi iniciado quando a oficina iniciou atividade nas novas instalações. “Nunca tínhamos estado num conceito oficinal, e a ideia de nos associarmos à rede Checkstar aconteceu pois foi o grupo que nos pareceu mais transparente e apetecível de entrar. Estar na rede permite-nos partilhar informação com a Bombóleo, mas também com as restantes oficinas. Temos acesso a dados técnicos, apoio técnico, tudo o que necessitamos no nosso dia-a-dia”. O responsável indica que a componente de diagnóstico e apoio técnico são aspetos fundamentais na presença na rede, assim como a possibilidade de comprar peças no portal da rede. No caso das peças, temos também uma parceria de apoio técnico com a AD e com a Create Business. As peças que são utilizadas nos veículos são, essencialmente, peças aftermarket, de marcas premium, embora tenhamos, por vezes, clientes que pedem peças originais”. Com a rapidez de entrega de peças dos vários parceiros com quem trabalha, a IC Car não sente necessidade de ter um stock permanente de peças, tendo apenas alguns consumíveis de maior utilização.

FUTURO
Com todos os investimentos que têm sido feitos, Bento Pereira olha para a evolução do negócio com confiança. “Para investirmos temos de confiar no nosso trabalho e no nosso projeto. Este é um negócio em que o cliente, se for bem atendido e com transparência, passa a palavra a outros clientes. E a nossa qualidade de serviço garante que o cliente sai sempre da nossa oficina com total confiança. Temos uma grande atenção à qualidade do serviço, à gestão, à limpeza, a todos os aspetos do negócio”. Para clientes fidelizados, temos um histórico de acompanhamento das viaturas. No caso de um cliente novo, fazemos um orçamento e, caso o cliente aceite, temos pré-definido o que vai ser feito no veículo.

IC CAR
Samora Correia
Bento Pereira
263 658 294

Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 92, de maio de 2023. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE