Ver todas

Back

Informação técnica DT SPare Parts: Tensor da Correia

30 Agosto, 2021

Nesta informação técnica a Diesel Technic aborda o Tensor da Correia, dando algumas dicas importantes para um bom funcionamento da mesma.

Os tensores de correia orientam e redirecionam a correia, garantindo a tensão correta da correia trapezoidal ou dentada, bem como o amortecimento das vibrações da correia decorrentes de mudanças na carga do motor ou das unidades auxiliares.

Além disso, os tensores de correia evitam que a correia vibre fortemente onde os comprimentos de aperto são longos (seção livre, não sobreposta à correia).

Os tensores de correia e seus componentes são resistentes ao calor e podem suportar altas cargas mecânicas.

A qualidade sustentável dos tensores de correia da DT Spare Parts é regularmente verificada em teste de 500 horas de vida útil.

Dicas & truques:

O tensor de correia esta montado dentro do veículo em uma posição um pouco escondida, então o espaço deve primeiro ser criado nesta área de trabalho.

É importante avaliar a aparência da correia de ranhuras longitudinais do item desmontado. Se as marcas no cilindro estiverem desviadas em relação ao centro, a correia não alinhará. Todos os componentes adjacentes, bem como as folgas dos rolamentos do gerador, bomba servo, compressor do ar condicionado e polia intermediária devem ser verificados quando as correias forem desmontadas.

A superfície de montagem deve ser limpa antes de instalar o tensor da correia. É importante montar os parafusos de montagem com o torque especificado pelo fabricante para evitar bloqueios ou tensões. A correia deve sempre ser substituída. Agora, o motor pode funcionar em marcha lenta e uma verificação visual deve ser realizada para verificar se a correia está alinhada e se a tensão corresponde às especificações do fabricante.

PALAVRAS-CHAVE