Foi lançada a”The Lightweight Forging Initiative Phase III”. Com efeito imediato, um consórcio de cerca de 40 empresas da Europa, Ásia e EUA dedicarão os seus esforços à determinação do potencial de design mais leve para veículos comerciais híbridos e pesados em termos de potência, chassis e transmissão.
Os resultados do estudo estarão disponíveis no início do verão de 2018. “Reduzir as emissões de CO2 e o peso dos veículos é um dos tópicos mais importantes para a indústria automóvel e, portanto, também para os fabricantes. Ao produzir uma peça, estão muitas empresas envolvidas, levando a uma cadeia de fornecedores que é muito longa. Isso tornou os esforços conjuntos de desenvolvimento essenciais para gerar mais inovação”, explica o Dr. Hans-Willi Raedt, vice-presidente de Engenharia Avançada do Hirschvogel Automotive Group.
Em 2013, 24 empresas e fabricantes juntaram forças na “The Lightweight Forging Initiative” para demonstrar como a tecnologia contribui para o design mais leve do automóvel. Especialistas de ambas as indústrias investigaram como os componentes individuais – desde os eixos de transmissão, transmissões, engrenagens e fixações – podem ser mais leves através de novos materiais e engenharia de produção. E os resultados são impressionantes: ao otimizar os componentes de um veículo de passageiros de tamanho médio durante a fase de projeto I, as ideias de design leve levaram a uma redução média de peso de 10%, resultando numa economia de peso de 42 kg. No caso do veículo comercial ligeiro em análise durante a fase II do projeto, o potencial de poupança de peso até atingiu os 99 kg.
“Demonstrámos que os materiais modernos podem contribuir decisivamente para os requisitos de design mais leve da indústria. Ambos os estudos verificam que as novas ideias geram vantagens competitivas em relação aos processos e materiais de produção rivais”, afirmou Dr. Thomas Wurm , Chefe de Suporte Técnico ao Cliente e Desenvolvimento de Aplicações na Georgsmarienhütte GmbH.
A colaboração entre as empresas desta iniciativa continuarão agora com parceiros internacionais na fase III do projeto. Além disso, um projeto de pesquisa financiado pelo Ministério Federal de Assuntos Económicos e Energia (BMWi) foi lançado em 2015. Isso envolveu 10 disciplinas e institutos universitários que analisam formas de tornar os veículos ainda mais leves por meio de novos materiais de aço, projetos de peças e métodos de produção.