Revista Pós-Venda
NotíciasInstituto Politécnico de Coimbra: Investir na formação prática
Instituto Politécnico de Coimbra

Instituto Politécnico de Coimbra: Investir na formação prática

por

O Instituto Politécnico de Coimbra disponibiliza as mais recentes tecnologias e o acesso a estágios em empresas de referência para os seus alunos do setor automóvel.

O Instituto Politécnico de Coimbra – integrado no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – é atualmente uma referência na aquisição de competências para o desempenho de funções técnicas de manutenção e reparação de veículos e gestão oficinal.

Instituto Politécnico de Coimbra

As licenciaturas em engenharia mecânica e eletromecânica do ISEC, assim como o Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologia e Gestão Automóvel (TGA), têm assistido, nos últimos anos, a um aumento da procura por parte dos alunos: em 2015 a escola aumentou o número de candidatos admitidos no curso de TGA, de 25 para 60. Cerca de 65% dos alunos são oriundos do concelho de Coimbra ou limítrofes. Dos restantes, cerca de 25% provêm da região norte e interior e 10% da região de Lisboa e sul do país.

O CTeSP em Tecnologia e Gestão Automóvel compreende seis semestres em contexto escolar, com 810 horas de componente técnica, prática e teórica, lecionada nas instalações do ISEC, e dois semestres de estágio, com a duração de 720 horas + 30 de contacto. Para realização dos estágios, o ISEC estabeleceu cerca de 100 protocolos com empresas, que acolhem mais de 200 formandos em instalações distribuídas por todo o país. “Temos, por exemplo, um protocolo a decorrer com a Norauto, que permite o acolhimento de 19 formandos, um por cada centro, cobrindo a quase totalidade do país”, explica António Simões, Coordenador-Geral dos CTeSP.

Cerca de 50% destes protocolos são com empresas localizadas na zona de Coimbra ou num raio de 30 km, e 20% compreendem os distritos de Aveiro, Leiria e Viseu, distribuindo-se os restantes por todo o território nacional. A escolha dos locais de estágio é feita pelos alunos, e as entidades que recebem estes estagiários são diversas, onde se incluem, por exemplo, a Leiridiesel, a Litocar, a Ondacentro, a Nasamotor e a Auto Mecânica da Mealhada. “Este mercado acolhe também os licenciados do ISEC em Engenharia Mecânica e em Engenharia Eletromecânica”, explica.

EQUIPAMENTOS

Para a formação prática, o ISEC adquiriu recentemente uma nova linha de inspeção, que permite efetuar inspeções à semelhança das realizadas em centros de inspeção de categoria B, incluindo uma linha de inspeção de veículos ligeiros, integrando os seguintes equipamentos: Frenómetro, banco de teste de suspensões, ripómetro, um elevador 4 Ton de dupla tesoura de alinhamento, um regloscópio eletrónico, uma máquina de alinhar direções 3D computorizada, um analisador de gases de escape com medição de percentagens de CO2, CO, HC, NOx e O2, um captador de rotações, um desacelerógrafo, um manómetro de verificação de pressão de pneus, um equipamento eletrónico de medida para verificação tridimensional de veículos, um inclinómetro; um aparelho de medição de transmissão luminosa e um opacímetro. As instalações contam ainda com dois 33 elevadores, vários motores, dos quais três estão em corte, um analisador de gases e três viaturas.

PARCERIAS

A escola tem também realizado parcerias com empresas do setor para o desenvolvimento de projetos e soluções tecnológicas, que têm contribuído para a consolidação da instituição no contexto regional e local. “Realço a parceria estabelecida com os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, com o desenvolvimento de projetos, não apenas para o material circulante, mas também para a infraestrutura de rede de tração de troleicarros”, indica António Simões.

O instituto também promove e organiza eventos técnico-científicos de apresentação de iniciativas de empreendedorismo e sessões técnicas desenvolvidas nos seus laboratórios e anfiteatros, em que as empresas que oferecem soluções e serviços a entidades deste setor oferecem formação aos seus clientes, aproveitando muitas vezes as competências e o saber dos docentes da instituição.

O ISEC realiza ainda ações de formação à medida de um cliente específico, como por exemplo uma oficina ou um retalhista que necessite de uma formação personalizada para os seus funcionários ou clientes, e tem realizado este tipo de formações em parceria com o CEPRA.

Mais de uma década após o início do curso de Tecnologia e Gestão Automóvel, António Simões revela que “já é notória a presença dos diplomados da escola em empresas especializadas, cobrindo funções do âmbito da manutenção e reparação, organização e gestão oficinal, chefes de oficina e reparação de equipamentos diesel”.

CTeSP – Tecnologia e Gestão Automóvel
Créditos: 120 ECTS
Duração: 2 anos letivos, 3 semestres letivos e 1 semestre de estágio a cada ano
Diploma: Técnico Superior Profissional
Este curso permite o ingresso nas Licenciaturas do ISEC em Engenharia Mecânica e Engenharia Electromecânica

ISEC
Teresa Jorge
teresa.jorge@isec.pt
239 790 200
www.isec.pt

Nº de visitas: 3 ~ Visto Hoje: 2

Deixe uma resposta

Contactos

Rua do Sol, 8-A, Vila Fria, 2740-166 Porto Salvo

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Voltar para Topo
Shares
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com