Ver todas

Back

IPTrans: Formação adequada ao mercado

26 Dezembro, 2019
2004 Visualizações

O Instituto Profissional de Transportes procura colmatar, com a sua oferta formativa, a falta de mecânicos e motoristas de pesados.

TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO

O IPTrans – Instituto Profissional de Transportes é uma escola profissional, localizada em Loures, que faz parte da AEPTL – Associação para o Ensino Profissional em Transportes e Logística. A escola foi criada em 1993, com o objetivo de qualificar os jovens para o setor dos transportes e tem procurado responder às necessidades do mercado, através da oferta de cursos de dupla certificação: escolar e profissional. “O IPTrans dispõe atualmente de instalações modernas, que representam uma importante mais-valia na qualidade do serviço de aprendizagem. Pretendemos contribuir para a valorização dos alunos e para a sua realização pessoal e profissional, por forma a que possam apoiar o desenvolvimento do país”, explicam Helena Nunes e José Bourbon, Diretores Executivos do IPTrans. Segundo os responsáveis, a forte ligação ao mundo do trabalho do IPTrans é um dos fatores que favorecem o elevado índice de empregabilidade dos alunos que frequentam os cursos da escola. “Todos os cursos incluem estágios curriculares, um fator que contribui para que, quando os alunos concluem a sua formação, a taxa de empregabilidade seja próxima dos 100%”. E adiantam que a pequena dimensão da escola, que tem entre 200 a 300 alunos, “favorece uma relação próxima e de apoio à evolução dos alunos, assim como o modelo pedagógico, com um sistema de progressão exigente, a forte articulação com o contexto local, que favorece a integração no meio empresarial, através de visitas de estudo, projetos e estágios, e também o diploma, que, para além da conclusão do ensino secundário, confere também qualificação profissional de nível 4. Os alunos podem prosseguir estudos, mas fica favorecida a possibilidade de iniciarem uma carreira profissional após a conclusão do curso, nomeadamente como assistentes/operadores de gestão de tráfego e de frotas, comerciais, operadores de armazém, entre muitas outras possibilidades”.

CURSOS
O IPTrans disponibiliza vários cursos profissionais para o setor, nomeadamente: Transportes, Logística, Tráfego de Assistência em Escala e Agências de Viagens e Transportes. A escola oferece também Cursos de Educação Formação, nomeadamente o curso de Operador/a de Armazenagem/Logística. No caso da formação para adultos, a escola possui um Centro Qualifica, que, para além da certificação escolar, permite a certificação profissional em Operador de Logística e em Técnico de Logística. As atividades do Centro Qualifica e de formação de adultos têm a possibilidade de de ser realizadas em local solicitado, externo ao IPTrans. “Os alunos estão, na sua maioria, ligados ao setor, havendo também muitos que pretendem apostar numa reconversão profissional. Para além disso, desenvolvemos formação contínua para adultos, de acordo com as necessidades apresentadas pelas empresas. A certificação do Centro Qualifica e a formação contínua de adultos tanto pode ser ministrada no IPTrans como nas instalações de qualquer interessado”.

FORMAÇÃO PARA EMPRESAS
A formação à medida é uma oferta que o IPTrans garante, ao nível da formação Contínua de adultos. “No entanto, sendo a primeira vocação da escola a formação inicial, esta vertente ainda não está muito desenvolvida. Estamos, neste momento, a preparar uma formação para mecânicos de pesados, pois detetámos essa lacuna no mercado. Depois de uma experiência em parceria com o Instituto de Formação Automóvel, acreditamos que a formação em contexto oficinal deve ser feita em parceria, aproveitando os recursos já existentes das marcas e dos operadores de transporte. É nesse sentido que estamos a trabalhar, na montagem do curso de mecânico de pesados”.

FORMADORES
Para a vertente sociocultural e científica dos cursos, o IPTrans possuiu uma estrutura permanente de professores. No caso das vertentes tecnológicas, a escola opta por uma solução mista: formadores internos, com experiência e formação nos setores onde lecionam, e externos, tendencialmente ligados às empresas do setor.

ESTÁGIOS
“A formação prática em contexto de trabalho, em que os alunos vão realizar estágios curriculares nas empresas, são a grande mais-valia dos nossos cursos”. Dependendo do curso, os locais onde os alunos realizam os estágios podem ser empresas de transportes, logística ou outras entidades, públicas ou privadas, relacionadas com o setor dos transportes e mobilidade. “A escolha dos locais onde os alunos realizam os seus estágios resulta de uma seleção de empresas que foi sendo feita ao longo da história deste Instituto, e que é permanentemente atualizada, procurando-se articular os interesses e necessidades das empresas com as expectativas e interesses dos alunos”, explicam.

Helena Nunes e José Bourbon
DIRETORES EXECUTIVOS – IPTRANS
Como avaliam a formação neste setor em Portugal?
A ideia que temos é que, com exceção das marcas, não há formação de pesados. As soluções que existem resultam de formação para mecânicos de ligeiros.
Qual o futuro da formação neste setor?
Pensamos que o setor, sendo crucial para o desenvolvimento e funcionamento da economia, continuará a carecer de muito investimento em formação. Duas das áreas essenciais, nas quais as carências são mais notórias são as do Mecânico de Pesados e do Motorista. Dois cursos para os quais o IPTrans está particularmente atento e a construir respostas adequadas. Infelizmente, o processo não é tão célere quanto pretendíamos para as necessidades do setor.
Haverá novidades na oferta formativa?
Brevemente contamos arrancar com um curso para Mecânico de Pesados e, em 2019, é nosso objetivo arrancar com o curso de Motorista de Pesados.

Cursos Profissionais
Transportes, Logística, Tráfego de Assistência em Escala, Agências de Viagens e Transportes
Público-alvo Jovens com idade inferior a 20 anos e com o 9º ano;
Duração 3 anos
Equivalência 12º ano de escolaridade; permite a prossecução de estudos.
Estágio 600 a 840 horas.
CEF – Cursos de Educação Formação
Operador/a de Armazenagem/Logística
Público-alvo Jovens com idade igual ou superior a 15 anos e inferior a 18 anos, com 8º ano ou frequência do 9º.
Duração 1 ano.
Equivalência 6º, 9º ou 12º ano.
Estágio 210 horas

IPTrans
Loures
Helena Nunes
219 820 356
helena.nunes@iptrans.com.pt
www.iptrans.com.pt

PALAVRAS-CHAVE