Ver todas

Back

Pirelli regressa ao WRC em 2021

24 Dezembro, 2019
564 Visualizações

A Pirelli vai incrementar a sua presença no desporto automóvel, já que a partir de 2021 vai passar a ser forncedora exclusiva de pneus para o Mundial de Ralis.

A Pirelli foi escolhida pela FIA, a Federação Internacional de Automobilismo, como fornecedor exclusivo de pneus para o Campeonato Mundial de Ralis (WRC) para a temporada de 2021 a 2024.

Especificamente, a Pirelli fornecerá todos os carros com tração às quatro rodas que competem no campeonato, desde a categoria WRC que disputa o título absoluto até aos carros  R5 da categoria WRC2, que também é a principal categoria nos vários campeonatos regionais e nacionais de todo o mundo.

NOS PRINCIPAIS CAMPEONATOS: F1 E WRC

O novo compromisso da Pirelli na categoria rainha de ralis, junta-se ao papel idêntico que a marca Italiana desempenha na Fórmula 1 desde 2011. Estes êxitos confirmam a liderança da Pirelli nas competições automóveis, devido à experiência adquirida em mais de 110 anos de corridas.

Giovanni Tronchetti Provera, vice-presidente sénior Prestige e Motorsport Pirelli: “Tecnologia e paixão são os dois principais ingredientes que a Pirelli infunde no automobilismo, e que nos permitiram obter o fornecimento exclusivo para o Campeonato Mundial de Ralis. Já faz muitos anos que apoiamos jovens pilotos na categoria Junior e agora também estamos na categoria principal. ” O compromisso da Pirelli nas  categorias reservadas aos pilotos mais jovens continuará. Além da confirmação da Pirelli como fornecedora de todos os carros Junior WRC, a empresa  do P longo também equipará a categoria Junior ERC3 do Campeonato Europeu de Rally.

Mario Isola, responsável F1 e desporto automóvel Pirelli: “O nosso regresso ao mais elevado nível nos Ralis é algo que pensámos há muito tempo. Agrada-nos especialmente que esta eleição da FIA tenha sido concretizada no ano em que Ott Tänak – um dos jovens que surgiu no programa Pirelli Star Driver – fosse coroado campeão mundial. Fornecer a F1 e o WRC vai permitir melhorar ainda mais os nossos produtos, dado que vão enfrentar as mais variadas e exigentes condições do automobilismo. ”

PIRELLI NOS RALIS

A Pirelli está presente nos ralis desde 1973, conquistou 25 títulos mundiais e conquistou a vitória em 181 provas do WRC. Mais recentemente, a Pirelli foi o único fornecedor do WRC de 2008 a 2010 e, desde 2018, fornece sua gama de pneus aos pilotos do WRC2. Os Ralis foram sempre um laboratório perfeito ao ar livre para os engenheiros da Pirelli experimentarem as novas tecnologias destinadas à produção em série, devido às condições extremas que caracterizam este desporto.

A GAMA DE PNEUS

No WRC, a Pirelli fornecerá os pneus que já foram utilizados com sucesso em vários campeonatos de ralis em todo o mundo. O P Zero RA é para asfalto, com diferentes compostos disponíveis para se adaptar a todas as condições meteorológicas e de terreno. O Sottozero Snow (com ou sem pregos) é utilizado na neve, o Sottozero Ice J1 foi concebido especificamente para o Rally da Suécia, enquanto para a terra, o Scorpion K tem uma estrutura reforçada e diversos compostos a eleger de acordo com as condições.

PALAVRAS-CHAVE