O ano de 2018 começou com dois importantes prémios para o Grupo Irizar. O Irizar ie tram, ou seja, o elétrico, o autocarro elétrico com zero emissões recentemente apresentado ao mercado, recebeu dois prémios de Autocarro do Ano 2018 e Veículo Industrial Ecológico 2018 em Espanha.
O júri, formado por empresários do setor de transporte de passageiros, associações, especialistas técnicos e especialistas do ramo automóvel, elétrico e ambiental, decidiu premiar a Irizar com o prémio Autocarro do Ano e Veículo Industrial Ecológico de 2018 ao Irizar ie tram.
A entrega do prémio que teve lugar no dia 17 de janeiro no Hotel Novotel Madrid Centre contou com a presença de José Manuel Orcasitas, CEO do Irizar Group e Hector Olabe, Diretor da nova empresa Irizar e-mobility. O evento reuniu cerca de 500 pessoas entre empresários do setor, membros das principais associações do setor e representantes institucionais.
Nas palavras de José Manuel Orcasitas, “Este duplo prémio é o reconhecimento do grande salto estratégico dado pelo Grupo Irizar nos últimos anos que nos posiciona como uma marca líder em soluções tecnológicas integradas e de ponta voltadas para a sustentabilidade e o bem-estar da cidadãos “.
Hector Olabe, destacou: “Estamos orgulhosos de que o Irizar ie tram receba esses dois prémios porque é um veículo que integra a tecnologia desenvolvida no Grupo, como o sistema de propulsão, armazenamento de energia, todo o desenvolvimento de Software e até comunicação entre veículos e/ou infraestrutura de veículos. Também desenvolvemos internamente as estações de carregamento, o que nos permite oferecer soluções globais de eletromobilidade personalizadas, chaves para todas as cidades europeias”.
Esta é a primeira vez que um veículo Irizar recebe um duplo prémio dentro da mesma edição. E a segunda vez que o autocarro elétrico Irizar recebe os dois prémios.
O Irizar ie tram
O Irizar ie tram, um autocarro elétrico articulado, com 18 metros. Um autocarro desenvolvido com a ideia de que o design participa na atratividade do serviço e da cidade e no desenvolvimento do conforto para o cidadão. A combinação da grande capacidade, facilidade de acesso e circulação interna, a flexibilidade de um autocarro urbano, juntamente com a condição de zero emissões, definem o DNA deste novo veículo.
O irizar ie tram oferece um design minimalista, sem ornamentos, e em que todas as suas características respondem a aspetos funcionais concretos que permitem criar uma identidade e uma imagem facilmente reconhecíveis.
Detalhes como lâmpadas e retrovisores foram substituídos por câmaras que projetam as imagens em dois ecrãs localizados dentro do veículo, de cada lado do motorista. A acessibilidade, a segurança, o fluxo de tráfego e o conforto dos passageiros inspiram a arquitetura do design de interiores.
Tecnologia própria, pioneira e de vanguarda
O novo Irizar ie tram é um veículo com tecnologia do Grupo Irizar, tanto na eletrónica como nas comunicações e nos principais sistemas: power-train, baterias e sistemas de carregamento. É uma tecnologia testada em laboratórios Irizar e bancos de teste e no próprio veículo. Uma tecnologia que otimiza o fluxo de energia entre os diferentes sistemas implícitos em eletrificação, como o sistema de propulsão, armazenamento de bateria, EBS e equipamentos auxiliares.
As baterias, com alta densidade de potência e uma longa vida útil, são baterias de lítio da família LTO (Lithium Titanate). O motor Irizar é um motor síncrono com ímanes permanentes com potência de 230 kW, o suficiente para responder às operações exigidas. O sistema de ar condicionado é projetado especificamente para veículos elétricos de emissão zero, é o equilíbrio perfeito entre o conforto térmico dos viajantes e a otimização de energia que a Irizar obteve para o seu veículo elétrico.
Carga por pantógrafo
O novo pantógrafo Irizar permite que o veículo seja carregado em alguns minutos durante a viagem. O seu design moderno e minimalista é projetado para oferecer uma integração fácil na paisagem urbana.
As estações de carregamento são instaladas em locais estratégicos da cidade, no início ou no final de cada linha. O sistema está equipado com um braço articulado que permite a conexão automática ou manual do carregador às baterias do autocarro. A operação ocorre em aproximadamente 5 minutos.