O novo Iveco S-WAY NP é o único veículo industrial pesado movido a gás natural liquefeito, tendo uma autonomia máxima de 1600 km e 460 cv de potência.
O novo Iveco S-WAY NP baseia-se na excelente performance sustentável da gama pesada com uma maior redução nas emissões, inerente ao motor Iveco Cursor Natural Power que emite 90% menos NO2, cerca de 95% menos partículas sólidas e 95% menos CO2, recorrendo ao biometano (well-to-whell). Tal consegue-se com a inclusão de um sistema de pós-tratamento exclusivo, assente num catalisador de 3 vias, sem EGR ou SCR, e graças à extraordinária eficiência de combustível resultante da tecnologia moderna do motor e da caixa de velocidades Hi-Tronix.
Com mais de 35.000 unidades comercializadas em todo o mundo, a Iveco é líder absoluta no mercado em tecnologia de veículos comerciais alimentados a gás natural, em todo o mundo. Para além disso, é a única marca fabricante a propor uma gama completa de modelos a gás natural, com 3 famílias de motores com potências de 136 a 460 cv, e uma oferta de produtos entre as 3,5 e as 50 toneladas, tanto em veículos comerciais ligeiros como veículos pesados para transporte de longa distância e autocarros.
O apoio das instituições para se alcançar uma mobilidade sustentável é demonstrado com a aprovação do Programa “Moves II”, idealizado pelo Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico espanhol, que regulamentou um programa de incentivos à mobilidade eficiente e sustentável e que, entre outras ações, inclui a aquisição de veículos a energias alternativas, sejam eles veículos industriais ligeiros, médios e pesados, através de incentivos até aos 13.500 euros para camiões, dependendo do seu peso bruto.
Em complemento, a Europa também aposta fortemente no recurso ao gás natural através de um conjunto de novas iniciativas, como a que recentemente foi anunciada pelo Ministério dos Transportes e Infraestrutura Digitais da Alemanha, ao alargar, por mais dois anos, a isenção total de pagamento de portagens a veículos a GNL e GNC. Por sua vez, a Itália ativou um novo desconto de 30% nas portagens para veículos a GNL e veículos elétricos, nas autoestradas A35 Brebemi e A58 Teem.
Com mais de 288 postos de GNL na Europa, dos quais mais de 60 em Espanha e Portugal, o processo e os tempos de reabastecimento para veículos a gás natural são os mesmos de um veículo convencional, podendo completar-se em dois ou três minutos. Para além disso, o custo por quilómetro dos veículos com este combustível é 30% menor do que uma equivalente proposta diesel.