Os novos serviços telemáticos IVECO ON, disponíveis em todos os veículos Euro VI-e e autocarros elétricos entregues desde o início de 2022, já circulam em 1200 veículos.
Estes serviços foram concebidos para satisfazer os requisitos das entidades e dos operadores de transportes públicos e para melhorar, significativamente, o seu tempo de atividade e o Custo Total de Propriedade, garantindo também segurança e proteção.
Os novos serviços IVECO ON foram apresentados em outubro passado na “Autocar Expo” em Lyon, na “Next Mobility Exhibition” em Milão e na “FIAA 2022” de Madrid, tendo os visitantes assistido a demonstrações do seu modo de funcionamento e das principais vantagens:
- O Portal IVECO ON confere acesso a várias informações acerca do comportamento da frota de autocarros em serviço, tais como o consumo de energia, a velocidade média e as distâncias diárias, bem como a Avaliação do Estilo de Condução. O cliente pode, também, monitorizar dados detalhados sobre veículos individuais, o que lhe permite controlar o desempenho da sua frota.
- As duas SALAS DE CONTROLO instaladas em Vénissiux e Rorthais (França) acolhem diversos especialistas que processam os dados de desempenho e relatórios técnicos diários de veículos IVECO BUS conectados. Nelas é feita a monitorização das frotas para ajudar a antecipar, em alguns casos, falhas e avarias de funcionamento e, assim, evitar imobilizações não planeadas. Portas, baterias de tração e outras funções são analisadas em detalhe diariamente, fornecendo informações úteis para a resolução de problemas.
- O Premium Pack, disponível como opção, fornece informação em tempo real focalizada na operação da frota. Inclui a escolha entre um portal em tempo real para a gestão da frota e um Web API, um portal de gestão de frota, e um Web API ITxPT Standard TiGR, uma solução de alto desempenho e padronizada para clientes que necessitam de monitorizar veículos numa frota multimarca. Este API, padronizada pelo ITxPT, elimina a necessidade de utilizar uma caixa telemática adicional para aceder a dados de diferentes marcas de autocarros dentro de uma mesma frota.
A experiência digital proporcionada pelo IVECO ON pretende ajudar a otimizar o desempenho das frotas e, consequentemente, o serviço oferecido aos passageiros, melhorando, ao mesmo tempo, o Custo Total de Propriedade. Brevemente, irão ficar disponíveis no portal IVECO ON novos serviços e uma melhor manutenção preditiva.