Revista Pós-Venda
NotíciasOficinasPeçasJoficina: Meio oficina meio retalhista
Joficina

Joficina: Meio oficina meio retalhista

por

A Joficina é um conceito de empresa sui generis dentro do pós-venda automóvel, já que alia diversos conceitos de oficina, retalho e representações, além de uma especialização em peças e serviços Mazda.

Durante muitos anos a Joficina foi uma oficina de manutenção e reparação automóvel especializada em veículos Mazda. Nos últimos 3 anos, a estratégia inverteu-se. “Passámos a trabalhar para todos aqueles que gostam do seu automóvel, isto é, passámos a ser uma oficina multimarca, embora nunca deixando cair a nossa especialização em veículos Mazda”, começa por referir Joaquim Figueiredo, gerente da Joficina e um tremendo apaixonado por automóveis e, obviamente, pela Mazda.

A história da empresa remonta a uma fábrica de radiadores, tendo há 20 anos aparecido o nome Joficina, desde logo com ligação exclusiva à Mazda. “Pela forma perfecionista como trabalhávamos com o cliente Mazda, nunca consideramos a hipótese de trabalhar o multimarca, apesar da insistência dos clientes Mazda que tinham carros de outras marcas. Só isso foi suficiente para encher a oficina, mas agora o passa-palavra começou a trazer-nos outros clientes com outras marcas de carros”, refere Joaquim Figueiredo, argumentando que “temos muito cuidado com os detalhes no serviço que fazemos e só optamos por incluir peças de qualidade nos carros dos nossos clientes. Estes e outros pormenores fazem a diferença”.

Mesmo assim, 90% do serviço ainda é Mazda, com a curiosidade de estar distribuído por clientes um pouco por todo o país e não apenas da região de Leiria, nomeadamente nos Mazda mais clássicos. “Fazemos serviço em tudo o que é Mazda, com equipamento de diagnóstico original e certificado, mas temos também outros equipamentos para o multimarca”, afirma o mesmo responsável, que assegura que “temos como objetivo tornar a Joficina conhecida como multimarca, mas também estar associada a outras áreas de negócio”.

PEÇAS

Na Joficina existe também uma atividade de retalho ao nível das peças, nomeadamente Mazda. A empresa disponibiliza um site para a comercialização de peças Mazda (www.pecasmazda.com) novas e usadas”. A concorrência que existe no aftermarket ao nível das casas de peças, leva-me a optar acima de tudo pelas peças usadas, pois não concordo com o que se está a passar”, refere Joaquim Figueiredo, dizendo ainda que “vamos vender peças usadas Mazda, controladas, recondicionadas e embaladas, de modo a fornecermos um produto com qualidade”.

O responsável da oficina de Leiria, diz ainda que ““somos das poucas oficinas que compramos peças diretamente aos importadores. Importamos e vendemos material para revenda, tendo como clientes algumas casas de peças que compram também material Mazda”.

LUBRIFICANTES

Mas a atividade retalhista de Joficina não se fica pelas peças. Há cerca de três anos, fruto de uma coincidência, a Joficina passou a usar e (mais tarde) a comercializar lubrificantes Millers Oils. “Depois de estudar o mercado e de utilizar os produtos na oficina, que têm de facto muita qualidade, desenvolvemos um catálogo da Millers Oils, em português, que permitiu começar a desenvolver a marca e as vendas para outras oficinas”, explica o gerente da Joficina. Atualmente a empresa de Leiria comercializa esta marca de lubrificantes para todo o país, trabalhando diretamente com a FMF (importador da marca em Portugal), embora esteja numa fase muito inicial do projeto. “Sabemos o que temos de fazer para dinamizar a marca”, explica Joaquim Figueiredo, que esclarece “que dentro da nossa oficina só usamos Millers Oils em todos os carros fora da garantia e, curiosamente, a Mazda em Inglaterra usa esta marca de lubrificantes”.

EQUIPAMENTOS AMBIENTAIS

Uma outra área de negócio que a Joficina também tem vindo a desenvolver é a comercialização de equipamentos ambientais, como bacias de retenção, caixa de armazenamento de baterias usadas, separador de hidrocarbonetos, etc. “Nesta altura estamos em posição de efetuar a revenda deste tipo de material para outras oficinas, através de um acordo recente com a Primertech”, revela Joaquim Figueiredo.

Refira-se que a Joficina possui um catálogo da linha oficinal da Primertech, estando em condições de dinamizar esse negócio a partir de agora.

Para dar maior visibilidade a todos estes negócios as instalações da Joficina vão sofrer algumas alterações, onde passará a existir um showroom e um stock Millers Oils, como também uma nova secção de peças.

Tendo em seu poder um grande espólio de produtos e veículos Mazda, para além de um longo historial de manutenção com a marca, Joaquim Figueiredo deixa no ar um desejo: “um dia, se puder, gostava de fazer um museu Mazda em Portugal”. Esperemos que se concretize!!!

Joficina
Joaquim Figueiredo
244 833 189
geral@joficina.com
www.joficina.com


www.pecasmazda.com

Nº de visitas: 142 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Estrada de Polima. Centro Industrial da Abóboda nº 1007 2º andar, escritório I. 2785-543 São Domingos de Rana

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Voltar para Topo
Shares
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com