José Gameiro, da Veneporte, faz o balanço do negócio da empresa em 2018 e revela as novidades para este ano.
Qual o balanço que fazem da vossa actividade em 2018?
É com muito agrado que a Veneporte chega ao final de mais um ano capaz de fazer um balanço bastante positivo face aos objetivos traçados, tanto no mercado nacional como no mercado externo. Em 2018, a Veneporte respondeu, e bem, às exigências do mercado, cimentando o seu posicionamento como fornecedor de excelência ao lançar as suas primeiras referências de filtros de partículas SiC. A Veneporte conseguiu também um arranque forte no fornecimento ao mercado do Norte da Europa (com particular destaque para a Dinamarca) e registou uma evolução bastante positiva na Holanda e Bélgica. Passamos também a contar com um novo e importante distribuidor em Itália, a FTS, dedicados em exclusivo aos componentes da parte quente do sistema (catalisadores e filtros de partículas). Este ano também ficou marcado pela primeira participação em conjunto com a Faurecia na Automechanika Frankfurt, que serviu de palco para a apresentação do projecto Easy2Fit ao mercado alemão. Todos estes factos irão traduzir-se num crescimento substancial do volume do negócio global.
Qual foi o facto mais marcante da vossa actividade em 2018?
Destacamos o lançamento das primeiras referências de filtros de partículas SiC e o início dos fornecimentos à Faurecia no âmbito do projeto Easy2Fit.
Qual foi na sua opinião o facto mais marcante do vosso sector em termos gerais?
Acreditamos que a incorporação de filtros de partículas nos novos veículos com motores a gasolina, solução que se prevê que passe a ser obrigatória em 2019, irá impulsionar o setor e criar novas oportunidades que a Veneporte naturalmente irá capitalizar.
Quais são as perspectivas para 2019? Vai haver novos investimentos?
A já anunciada desaceleração do crescimento da economia e a também prevista retração da produção por parte dos OEM não impedem a Veneporte de olhar para 2019 de forma positiva. O contínuo avanço dos negócios e parcerias estabelecidas no Norte da Europa, a retoma do mercado Espanhol, o crescimento no mercado Alemão e a evolução do projecto Easy2Fit são aspetos que nos fazem prever bons resultados para 2019. Prevemos também lançar as primeiras referências SCR, bem como uma nova gama de referências Euro6. Continuaremos a investir ao nível de equipamentos e processos de fabrico com a ótica na melhoria da eficácia operacional, bem como na conclusão das novas instalações. Queremos continuar a apostar na qualidade de forma a ganhar cada vez mais notoriedade junto do mercado e clientes. Visamos também melhorar a relação com o cliente e dar o apoio necessário em todos os momentos de interação com os mesmos.