Com uma histórica relação com a marca, de mais de 35 anos, José Pedro Neves assumiu hoje o cargo de diretor-geral da Renault Portugal, passando a gerir os destinos da Renault, Dacia e Alpine no nosso país.
Com 58 anos, casado, com 2 filhos e engenheiro de sistemas de informação, José Pedro Neves é o novo diretor-geral da Renault Portugal, a quem dedicou os últimos 35 anos de carreira. Quando ingressou na empresa, em 1989, a formação académica conferiu-lhe a oportunidade de integrar a direção de organização e sistemas informáticos. Em 2004, foi desafiado para a área comercial, assumindo a direção de vendas a empresas e automóveis usados. Quatro anos depois, em 2008, foi designado diretor de vendas e de rede, cargo que desempenhou até ser nomeado diretor-geral da Dacia Portugal, em 2021.
“É com imenso entusiasmo e sentido de responsabilidade que aceito o desafio de ser o diretor-geral da Renault Portugal. A ´viagem´ com a Dacia Portugal tem sido extraordinária, mas agora tenho a missão de também a fazer aos comandos da Renault, a marca que me fez crescer profissionalmente e que trabalhei durante mais de três décadas, mas igualmente da Alpine. Por isso, para mim, é uma enorme honra estar ao ‘volante’ de três marcas com uma história de sucesso tão extraordinária, mas sobretudo com tanto futuro”, afirma José Pedro Neves, diretor-geral da Renault Portugal.
“Relativamente à Renault, estou mesmo muito otimista em relação aos desafios que temos pela frente e as razões são várias: com 125 anos de história, a marca continua na vanguarda da tecnologia e a democratizá-la. Tem uma longa tradição em Portugal e os portugueses têm um enorme carinho pela marca. Aliás, há algum português que não tenha a história de vida ligada a um Renault? Por outro lado, sei que contamos com a inexcedível colaboração de uma equipa extremamente competente, dedicada, resiliente e experiente, mas também com a maior e melhor Rede de Concessionários do país, parceiros fundamentais e decisivos em todos os resultados que temos obtido ao longo destes 44 anos de presença direta em Portugal”, sublinha José Pedro Neves.
Mas o otimismo do novo diretor-geral da Renault Portugal é justificado por outro factor: “A inédita e ambiciosa ofensiva de produto que a Renault está a apresentar, com seis novos lançamentos previstos para 2024, a juntar aos que têm sido revelados nos últimos meses. Uma gama de produtos sem precedentes na história da marca, caraterizada pelo design arrojado, pelos equipamentos tecnológicos e de segurança, pelas avançadas motorizações eletrificadas, bem como pelos extraordinários progressos na qualidade percecionada. Uma gama de modelos que vai permitir focar-nos na conquista e reconquista clientes, fidelizando-os à marca. Por outro lado, admito que a decisão do Renault Group de terminar com os cluster, nomeadamente o ibérico na marca Renault, concede-nos a responsabilidade e a autonomia que precisamos para atingirmos os nossos objetivos, num mercado com as suas especificidades e cada vez mais competitivo”.