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Kafer Automotive: Consultor do cliente

27 Dezembro, 2023

Especializada em veículos do Grupo VAG e na Porsche, a Kafer Automotive é uma recém inaugurada oficina que se empenha na transparência do serviço.

Ao longo de todo o seu trajeto como profissional na mecânica, Ricardo Teixeira sempre esteve ligado às marcas alemãs, mais concretamente às do Grupo Volkswagen. No seu trajeto, passou também pelas marcas Bentley e Lamborghini. Nos últimos 10 anos esteve como responsável numa oficina independente também ela especializada em Grupo Volkswagen mas, por razões diversas, decidiu que estava na altura de prosseguir com um projeto próprio. Parte da equipa que tinha estado consigo nessa oficina seguiu-o neste novo projeto, onde a especialização é palavra de ordem, não só nas marcas Audi, Volkswagen, Seat e Skoda, mas também nas marcas Bentley, Lamborghini e, sobretudo, Porsche.

“O nosso conceito é poder fazer o mesmo serviço que uma concessão faz, mas com qualidade superior e um outro nível de atenção ao cliente”, assume o gerente Ricardo Teixeira que diz “grande parte das peças e do material que colocamos nos carros dos nossos clientes é original”. Aliás, sobre este tema, o gerente da oficina diz que pela experiência própria as peças de origem, sobretudo no material de maior rotação, são sempre diferentes e são as que têm mais qualidade, pelo que a opção por este tipo de peças tem tudo a ver com a qualidade do serviço que quer prestar ao seu cliente. “Penso que desta forma também conseguimos segmentar melhor o nosso cliente”, revela o mesmo responsável.

Assumindo o serviço em marcas tão exclusivas como acontece com a Bentley, Lamborghini e Porsche, Ricardo Teixeira diz que foram desenvolvidas todas as condições técnicas para o fazer, até porque considera “ser um bom nicho de mercado desde que se saiba fazer um serviço de excelência, resolvendo de facto todo o tipo de avarias”. Apesar de ser uma oficina independente que repara veículos Porsche, esta empresa faz parte da Porsche Partner Network, o que permite registar as manutenções no serviço digital da Porsche. “O nosso objetivo é não depender de ninguém nem de nenhuma empresa para fazer qualquer serviço nas marcas em que somos especialistas”, diz o mesmo responsável. Para Ricardo Teixeira a formação técnica assume uma preocupação constante na sua oficina. Para além de um plano de formação estabelecido, a aposta passará muito por “formação do produto, embora a formação sobre um assunto técnico em geral também seja importante. Com a formação no produto, penso que conseguiremos elevar ainda mais a fasquia da qualidade técnica”.

Outras das áreas onde foi feito um esforço financeiro elevado foi ao nível das ferramentas e equipamentos. O objetivo mais uma vez passa por prestar um serviço de “qualidade elevada”, mas também proporcionar à equipa técnica as melhores condições de trabalho, pois de acordo com Ricardo Teixeira, “entendemos que com melhores ferramentas e melhores equipamentos, teremos técnicos mais produtivos e mais satisfeitos com o seu trabalho”. Para além do gerente, nesta oficina existe uma rececionista com mais de 20 anos de experiência na função, mais três técnicos (dois deles com muita experiência nas marcas em que a oficina é especializada) e ainda um outro elemento para outras funções.

Todos os espaços oficinais, desde a receção até ao armazém de peças, passando pela área oficinal, estão bem identificados e estão pensados para facilitar o trabalho. Uma das práticas comuns nesta oficina é que nenhum carro é entregue ao cliente sem ser testado. “Não podemos correr o risco de o cliente levantar o seu carro e cinco quilómetros depois acende de novo uma luz. Por isso fazemos sempre um teste de estrada antes de entregar o carro ao cliente, pois queremos que nada falhe”, assegura Ricardo Teixeira.

A aposta feita na digitalização da oficina permite que a empresa tenha um processo de gestão muito eficaz, controlando não só a relação com o cliente, mas também toda a gestão interna da oficina, facilitando o acesso a consumos de peças, tempos de serviço, fornecedores, entre muitos outros indicadores. “Evita que se perda tempo na gestão do dia-a-dia da oficina, como nos  garante um valioso conjunto de informação que nos torna mais ágeis na gestão e recolher muita informação que nos é útil internamente como na relação com o cliente”, revela Ricardo Teixeira. Para terminar o gerente desta oficina refere que “o nosso objetivo é sempre atingir a satisfação máxima do cliente. Para tal, existem muitas situações que temos que controlar e é sobre elas que temos que atuar continuamente. A nossa forma de trabalhar está pensada para reduzir possíveis falhas ao máximo que nos é possível”.

Kafer Automotive
Lisboa
Ricardo Teixeira
939 165 035
geral@kaferautomotive.pt
www.facebook.com/KaferAutomotive

Consulte aqui o artigo completo. Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 90, de março de 2023. Consulte aqui a edição.

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