Ver todas

Back

Kumho Tire apresenta a sua nova geração de pneus para pesados

23 Junho, 2025

A Kumho Tire acaba de dar a conhecer a sua nova geração de pneus para camiões e autocarros para todas as aplicações. Em concreto, a Kumho lançou cinco novos pneus: KXA31, KXD31, KXT31, KCA31 e KLS09.

Para responder às exigências atuais do mercado e do parque circulante de veículos industriais, a Kumho desenvolveu estes novos produtos para qualquer aplicação e posição de eixo, com modelos para longa distância, serviço regional, urbano, serviço misto, inverno e veículos elétricos (EV). Cada um destes segmentos conta com opções para eixo direcional, de tração, reboque e semirreboque.

Desenvolvida especificamente para o mercado europeu, a nova linha de produtos registou um salto qualitativo importante em prestações, graças ao constante investimento em I&D do fabricante coreano, posicionando-o entre os mais avançados do mundo.

Gama completa e versátil

No transporte regional, o novo KXA31 destaca-se pela inovadora tecnologia conceptual do desenho da banda de rodagem, que aumenta a rigidez do nervo central para otimizar a resistência ao rolamento, melhorando a eficiência no consumo de combustível, a estabilidade na condução e a aderência (todos com classificação B em aderência em piso molhado) à medida que os novos sulcos RevealiX Groove se revelam em fases posteriores de desgaste.

Com doze dimensões, inicialmente entre as séries 55 e 80, e utilização para todas as posições de eixo — com excelentes resultados em eixos direcionais — o novo KXA31 incorpora marcações M+S e o símbolo 3PMSF, que garante uma condução segura em condições de inverno.

O modelo KXD31, para uso regional em eixo de tração, com o seu inovador desenho e disposição de cinco blocos, reduz a resistência ao rolamento, resultando numa poupança de combustível.

Graças à aplicação de lamelas 3D entrelaçadas na banda de rodagem, o pneu oferece uma tração excecional, melhor desempenho de travagem e maneabilidade, minimizando o movimento da banda para prevenir o desgaste irregular e assegurar a estabilidade da marcha.

Além disso, a inclusão da tecnologia RevealiX Groove otimiza tanto a capacidade de drenagem como a estabilidade nas fases avançadas de desgaste, sobretudo no que diz respeito à aderência. O pneu está disponível em 12 medidas, nas séries 65 a 80, para eixo de tração, e conta com capacidades de inverno graças às marcações M+S e 3PMSF.

O pneu KXT31, para reboques, disponível em seis dimensões e séries de 45 a 65, caracteriza-se pela combinação de sulcos exteriores retos na banda de rodagem com sulcos interiores em ziguezague, o que melhora a drenagem da água durante a condução, e por nervuras exteriores reforçadas que permitem suportar as manobras de carga e descarga.

A aplicação desses sulcos em ziguezague previne ainda a formação de fissuras e reduz a resistência ao rolamento, minimizando a geração de ruído e aumentando a aderência. A parte mais profunda dos sulcos foi concebida para evitar a retenção de pedras, reduzindo o risco de furos e danos na banda e na carcaça.

Graças aos ombros rígidos, este pneu para eixos de reboque oferece ótima estabilidade a altas velocidades, proporcionando maior segurança. As lamelas diagonais de largura variável melhoram a aderência e o desempenho em travagem, mesmo em condições de inverno adversas.

Entre os pneus desta nova geração, a Kumho disponibiliza também produtos para autocarros urbanos elétricos. O KCA31 é um pneu de alta eficiência, desenvolvido com um novo composto específico para veículos elétricos, melhorando a resistência ao rolamento, permitindo um maior torque e oferecendo uma durabilidade superior.

O Kumho KCA31 foi submetido a testes e avaliações de eficiência em comparação com marcas líderes da concorrência, cujos resultados demonstraram desempenhos superiores em desgaste, durabilidade, resistência ao rolamento e nível de ruído.

Graças ao novo perfil variável da banda de rodagem, específico para autocarros elétricos, com um desenho de nervuras 3×5 e reforço especial no nervo central, este pneu proporciona uma pegada ampla e profunda, permitindo um excelente rendimento quilométrico e uma maior durabilidade.

Este pneu destaca-se ainda pela resistência a cargas elevadas, devido ao maior volume da carcaça e à robustez dos flancos, bem como pela extraordinária eficiência energética, fruto da sua reduzida resistência ao rolamento.

Por fim, o pneu KLS09 foi desenvolvido para autocarros de turismo em aplicações de longa distância, especialmente em transporte internacional por autoestrada e circulação a altas temperaturas.

O desenho da banda de rodagem do KLS09 integra compostos com uma mistura especial de sílica para minimizar o desgaste irregular e aumentar a durabilidade. Este novo modelo dispõe de sulcos especialmente concebidos para expulsar pedras e outros objetos retidos, evitando danos por perfuração na banda e na carcaça.

O pneu oferece uma excelente resposta da direção e estabilidade de marcha, e a inclusão de nervuras exteriores melhora o desempenho em curva e a maneabilidade geral, garantindo uma condução segura.

Dotado de uma estrutura interna reforçada, o pneu assegura maior capacidade de carga. Como o pneu não se deforma sob pressão, é capaz de suportar e transportar cargas pesadas com facilidade.

 

 

PALAVRAS-CHAVE