Ver todas

Back

LIQUI MOLY apresenta solução unidose do aditivo anticristalização para AdBlue

10 Setembro, 2025

Como forma de dar mais serviço aos clientes, a LIQUI MOLY aumentou as opções do seu aditivo DEF Anticristalização para o AdBlue, com o lançamento da embalagem de 100 ml, para uma utilização única.

Depois do sucesso das variantes concentradas do aditivo DEF Anticristalização para o AdBlue, chega agora uma nova opção: uma prática embalagem de 100 ml para um uso único, sem necessidade de ter que guardar a embalagem ou dosear. Cada unidade trata entre 12 e 15 litros de AdBlue, ou seja, a cada vez que atesta este depósito específico, deve usar uma unidade de 100 ml do aditivo anticristalização.

Quem conduz um veículo moderno a diesel não tem apenas de abastecer combustível, mas também AdBlue para cumprir as normas em vigor na Europa relativas às emissões de óxido de azoto. Porém, sem os devidos cuidados, podem ocorrer danos no sistema de gases de escape. É aqui que entra em ação o DEF Aditivo Anticristalização desenvolvido pela LIQUI MOLY.

O sistema de AdBlue é sensível e podem surgir resíduos, uma vez que este fluido é composto por cerca de dois terços de água desmineralizada e cerca de um terço de ureia. Quando esta substância é aquecida, os compostos orgânicos biureto e tiureto são produzidos através da separação do amoníaco. Nos tubos ou nas válvulas doseadoras formam-se cristais de ureia. Isto acontece quando a água nos tubos evapora. Em casos extremos, isto provoca uma obstrução no sistema AdBlue, o que, por sua vez, pode provocar danos na bomba e nos injetores ou uma mensagem de erro no comando do motor. O tensoativo incluído no aditivo reduz a tensão superficial no AdBlue e impede a formação de gotas. Assim, não se formam cristais prejudiciais e é possível evitar a formação de depósitos no bico de injeção.

O aditivo tem apenas um efeito preventivo, uma vez que a cristalização existente só pode ser removida mecanicamente. Na maioria dos casos, isto acontece com uma substituição dispendiosa de peças. É por isso que a utilização deste aditivo se tornou praticamente obrigatória.

A partir de agora, cada cliente pode escolher qual a versão que mais lhe convém: a nova variante unidose de 100 ml (para 12 a 15 litros de AdBlue); a opção de 250 ml do aditivo concentrado e com doseador na tampa (trata 100l de AdBlue, com cada tampa de 25 ml a ser suficiente para 10 l de AdBlue); a versão mais rentável para maiores quantidades, em embalagem de 2,5 l (para um total de 1000 l de AdBlue).

PALAVRAS-CHAVE