A Liqui Moly lançou o Top Tec ATF 1600 para as mais recentes caixas de transmissão automáticas da Mercedes. A PFF Auto, oficina especialista em caixas automáticas, testou‐o e aprovou.
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A PFF Auto, de Paulo Florêncio, é uma oficina Bosch Car Service especializada na reparação de caixas de velocidades automáticas. Nas suas novas instalações, na Pontinha, existe um espaço dedicado à reparação destas transmissões, sendo também das poucas oficinas em Portugal que dispõe de um equipamento específico para a substituição do lubrificante em caixas de velocidades automáticas.
Depois de ter lançado no mercado o Top Tec ATF 1600, que cumpre a norma MB‐Freigabe 236.14, isto é, tem aprovação Mercedes para as caixas de velocidades automáticas 7G‐Tronic (a partir de 2010), a Liqui Moly sabe que tem um produto único e tecnologicamente muito desenvolvido, ideal para ser trabalhado por especialistas em caixa automáticas.
“É um óleo de fricção reduzida, de cor verde, que tem como vantagem o facto de ter aprovação da Mercedes, que cumpre a norma e que, pelas suas características, se adequa à utilização que estas caixas de velocidades automáticas 7G‐Tronic obrigam”, refere Paulo Florêncio, gerente da PFF Auto e especialista em caixas automáticas. Acrescenta que “são carros com start&stop, com uma bomba elétrica dentro da caixa que mantém a pressão da caixa quando o motor está parado e, por isso, têm um grau tecnológico elevado que exige um lubrificante que cumpra a exigente norma da Mercedes”. Em termos de aplicação deste lubrificante não existe nenhum processo fora do comum. Porém, o procedimento que a PFF Auto tem é algo diferenciador no mercado, já que utiliza um equipamento da Launch que faz a mudança de óleo e simultaneamente lava as caixas de velocidades automáticas. Pode também ser utilizado um produto de limpeza da caixa, que a Liqui Moly também disponibiliza.
No entender de Paulo Florêncio, a utilização de um lubrificante com a especificação correta, como o Top Tec ATF 1600, acaba por ter um efeito prático evidente. “Em algumas caixas de velocidades automáticas existem vibrações, nomeadamente quando estão em carga, que desaparecem com a substituição frequente do lubrificante com a especificação correta”, assegura o responsável da PFF Auto. A cada 60.000 quilómetros deve‐se mudar o lubrificante (e o filtro) da caixa 7G‐Tronic da Mercedes e a não utilização de um óleo com aprovação, como o Top Tec ATF 1600, incorpora “um enorme risco. Um óleo de menor qualidade começa logo a notar‐se nas vibrações do conversor de binário”, explica Paulo Florêncio.
Top Tec ATF 1600 da Liqui Moly
A Liqui Moly desenvolveu e aprovou o produto Top Tec ATF 1600 para as mais recentes caixas de transmissão automáticas da Mercedes, produto esse que foi lançado e introduzido no mercado português no início 2015. Este lubrificante foi desenvolvido para a nova geração de caixas de velocidades automáticas de 7 velocidades da Mercedes‐Benz, sendo compatível com caixas de velocidades automáticas Mercedes‐Benz mais antigas, de 5 velocidades e que cobre as homologações MB 236.12. Trata‐se de um dos poucos produtos no mercado com aprovação do fabricante (MB‐Freigabe 236.14), sendo assim um produto original e, portanto, não é perdida a garantia original do veículo se for feita manutenção em garantia.
CONTACTOS
LIQUI MOLY
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sadhna.monteiro@liqui-moly.pt
www.liqui-moly.pt
PFF AUTO
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pffauto@boschcarservice.pt
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