A Luís Simões é pioneira na utilização de megacamiões na Península Ibérica, tendo introduzido a solução Gigaliner no mercado ibérico em 2014, que apresenta ganhos ambientais que reduzem em cerca de 30% das emissões de dióxido de carbono por tonelada transportada.
Com a solução Gigaliner, regista-se uma maior eficiência, resultado da redução de custos de exploração/tonelada transportada, por via do menor consumo de combustível e esforço de investimento, assim como menor desgaste das vias rodoviárias, com uma redução de um terço da pressão nas vias, tendo em conta que dois Gigaliners substituem três conjuntos convencionais. Os 10 veículos Gigaliners que a Luís Simões tem atualmente em circulação em Portugal e em Espanha visam optimizar o sistema euro-modular e acrescentar valor à cadeia de abastecimento dos clientes.
A Luís Simões pretende continuar a apostar no forte incremento destas soluções nos próximos anos uma vez que está provada a sua sustentabilidade económica, social e ambiental. “Em Portugal a LS acumula mais de três anos de experiência e 34 mil viagens com euro-modulares, e os resultados obtidos são prova viva das vantagens na utilização deste tipo de equipamento, com menor impacte ambiental com destaque para a diminuição das emissões de CO2 por tonelada transportada”, referiu Cláudia Trindade, Gestora de Frota Ibérica da Luís Simões.
A configuração do Gigaliner que circula em Portugal é uma combinação de veículos composta por um camião de três eixos acoplado a um dolly (pequeno chassi composto por dois eixos, conduzido por uma lança móvel em tudo semelhante a um reboque) com um prato de engate que permite o acoplamento de um semirreboque 13,6m. Esta solução permite circular com um peso bruto até 60 toneladas (sendo o convencional até 40 toneladas), e cumpre os requisitos legais relativos ao raio de viragem e, por ter oito eixos, apresenta pesos por eixo inferiores aos máximos permitidos por lei atualmente, permitindo uma redução estimada em cerca de 30% no desgaste nas vias rodoviárias, comparativamente ao desgaste provocado pelos veículos convencionais (de cinco eixos).
Em Espanha a LS adquiriu um conjunto constituído por tração de dois eixos, link trailer e semirreboque convencional, e um conjunto com tração de dois eixos, semirreboque de 13,6m rebocador e reboque de 2 eixos. Uma vez mais a Luís Simões contou com o parceiro Lecitrailer, para o fornecimento dos trailers. As tracções adquiridas estão equipadas com os mais recentes sistemas de segurança, desde a suspensão pneumática nos dois eixos, espelhos de angulo morto, sistema de advertência de abandono de carril, sistema de travagem de emergência, sistema de anti deslizamento das rodas e controlo de estabilidade.
“Optámos por configurações distintas das de Portugal, dado que oferecem mais flexibilidade, em caso de quebras de fluxos. É possível utilizar sempre dois elementos de cada conjunto de uma forma isolada, permitindo reduzir ineficácias operativas e otimizar o investimento. Oferece a possibilidade de utilizar combinações longas quando é permitido, e combinações curtas quando necessário”, refere Cláudia Trindade.
A implementação da frota de camiões euro-modulares de 25,25m tem vindo a funcionar como um processo transversal, desde a criação até à distribuição, através de todas as áreas da cadeia de abastecimento. O uso de veículos modulares com maior capacidade de carga facilita e torna mais eficiente o transporte em curtas distâncias, ao diminuir o número de viagens e, consequentemente, do consumo do combustível.