Com mais de 40 oficinas em Portugal, a Rede Magneti Marelli Checkstar pretende aumentar ainda mais a sua presença no território nacional e o apoio que presta aos seus associados.
A rede Magneti Marelli Checkstar tem mais de 4 mil oficinas por todo o mundo, que se destacam pela imagem distinta, apoio técnico e comercial que disponibiliza aos seus parceiros. Joan Rubí, Technical Manager e Responsável da rede de oficinas Magneti Marelli Checkstar, avalia, em entrevista à REVISTA PÓS-VENDA, a evolução da rede, os benefícios que traz aos seus associados e a estratégia que a marca pretende seguir no futuro.
Quantas oficinas tem atualmente a rede Checkstar em Portugal?
Neste momento, a rede Magneti Marelli Checkstar tem 41 oficinas distribuídas pelo território português.
Qual a estratégia da rede desde que foi criada?
A nossa rede é uma rede que tem três objetivos: ajudar a oficina em tudo o que diz respeito ao apoio técnico (é por isso que fornecemos formação e aconselhamento técnico), dar visibilidade de marca com uma história centenária sempre ligada ao primeiro equipamento e fornecer produto da marca, com o seu selo de produto de equipamento original que garante padrões de qualidade na reparação. A emergência da Rede Checkstar foi uma evolução natural da cultura que Magneti Marelli teve no passado com os antigos “Servicios autorizados MM” que eram oficinas altamente especializadas em eletricidade, usufruindo de todo o apoio técnico e informação necessários para o seu trabalho. Com a evolução do mercado e cada vez mais diversificação do trabalho da oficina, as oficinas elétricas adaptaram-se para se tornarem reparadores gerais. A Magneti Marelli também se adaptou a esta mudança, criando uma forte rede de oficinas de reparação e manutenção geral.
Quais os objetivos a curto prazo para a rede?
Após um período de reorganização da rede, desde que o Grupo Bombóleo se juntou ao nosso projeto como distribuidor oficial, passámos algum tempo a consolidar a rede que historicamente tínhamos. Muitos deles utilizaram alguns dos nossos requisitos, mas nem todos cumpriram todos os requisitos eobrigações. Pusemos as coisas em ordem, e unificámos os critérios até termos conseguido que 41 oficinas pretendam seguir estas diretrizes. Agora é tempo de crescer. Temos de procurar mais presença no território para proporcionar uma maior capilaridade e cobertura. Estamos nesta fase de expansão, mas a situação da Covid fez com que muitas oficinas travassem temporariamente o investimento, o que abrandou o crescimento.
Quais as vantagens que a rede Checkstar traz às oficinas?
Em primeiro lugar, a marca. Estar sob uma marca de primeiro equipamento é sinónimo de profissionalismo e qualidade. Existem muitas outras redes no mercado, mas as redes de marca (poucas) têm aquele selo especial que outras redes não podem oferecer. No que diz respeito à vertente comercial, a oficina tem todo o material Magneti Marelli disponível através do Grupo Bombóleo e receberá também bónus pela compra de produtos da marca. Na vertente técnica, a oficina é sempre apoiada por 2 cursos de formação por ano e por um Call Center dedicado e exclusivo que o ajudará a resolver todos os seus problemas do dia-a-dia. Além disso, graças ao grande trabalho do nosso distribuidor Bombóleo, a rede Checkstar está autorizada para a reparação e manutenção de uma grande marca de frotas.
Em que se diferencia das restantes redes?
A grande diferença é o espírito de pertença. É um selo especial. As pessoas que giram em torno deste projeto sentem-se muito ligadas. A oficina não é apenas um abandeiramento, faz parte da família Magneti Marelli, e isto não é apenas com a oficina, é também com o distribuidor, e mais importante, com o consumidor final, o condutor, que sente que a experiência é positiva, e sente-se em boas mãos.
Que tipo de acompanhamento técnico é prestado às oficinas?
Através do programa Magneti Marelli Campus, oferecemos à oficina 2 cursos de formação por ano, que permitem aos profissionais estarem sempre atualizados com os últimos avanços tecnológicos e aprenderem sobre os sistemas de última geração. Além disso, fornecemos a todas as oficinas programas de informação técnica, porque somos um distribuidor oficial da Autodata e da Hanyespro, e a oficina deve ter pelo menos um destes programas. Oferecemos também um amplo catálogo de equipamentos para equiparem as suas instalações com todas as soluções necessárias; diagnóstico, equipamento de ar condicionado, tratamento de fluidos, equipamentos de análise elétrica, etc. Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 72 de setembro de 2021. Consulte aqui a edição.