Ver todas

Back

Magneti Marelli: Foco na inovação

22 Agosto, 2018
864 Visualizações

A Magneti Marelli contribui de forma importante para o desenvolvimento do aftermarket, através da sua capacidade de competir no mercado com uma ampla gama de produtos, sistemas e soluções.

TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO

Fundada em 1919, a Magneti Marelli, produtor histórico de componentes para os fabricantes de veículos ligeiros, começou por produzir ímanes e outros componentes para o setor automóvel, expandido depois a produção aos equipamentos elétricos, velas e baterias. A Magneti Marelli After Market Parts and Services é a área comercial da Magneti Marelli dedicada às peças multimarca e à rede de oficinas, que opera, na Europa, sob a marca Magneti Marelli Checkstar. A Magneti Marelli After Market Parts and Services distribui componentes para o aftermarket e disponibiliza também serviços de formação técnica e especializada, com serviços de Help Desk e informação técnica. Através de uma rede de 4 mil oficinas em todo o mundo, das quais 65 em Portugal, a rede Checkstar disponibiliza assistência, produtos e serviços em Itália, Espanha, Portugal, Alemanha e Polónia, assim como no Brasil, Argentina, Estados Unidos, Rússia e China. Através da sua rede de importadores, chega também a mais de 80 países.

CATÁLOGO

O catálogo de peças Magneti Marelli possui mais de 30 mil referências, divididas em 31 linhas de produto: elétricos e eletrónicos, mecânica, carroçaria e consumíveis. Entre as principais linhas de produto estão os componentes de iluminação, da empresa Automotive Lighting, pertencente ao grupo Magneti Marelli, e as baterias, sob as marcas Magneti Marelli e Weber. A Magneti Marelli tem feito fortes investimentos na expansão da sua gama de produtos e serviços, nomeadamente na iluminação, nas linhas de travagem, filtros e kits de correia. “Estamos também a trabalhar para garantir a disponibilidade imediata dos nossos produtos OE no aftermarket, provenientes de outras linhas de negócio da Magneti Marelli, em simultâneo com o lançamento de novos veículos. Esta iniciativa diferencia-nos da concorrência, e é uma oportunidade para os nossos distribuidores. Além disso, um grupo de fornecedores cuidadosamente selecionados torna-nos ainda mais eficazes na venda de linhas de produto onde não estamos historicamente presentes, mas onde garantimos os mais altos níveis de qualidade e fiabilidade”, explica Joan Miró, Deputy Country Manager Spain & Portugal da Magneti Marelli.

DISTRIBUIDORES

Em Portugal, a Magneti Marelli trabalha com dois tipos de distribuidores. “Temos os que trabalham com linhas de produto e aqueles que também desenvolvem a rede de oficinas Checkstar. São todos nossos parceiros e representam a imagem do negócio de pós-venda Magneti Marelli em Portugal”. A empresa considera ter, atualmente, um bom posicionamento junto dos principais distribuidores em Portugal, e pretende procurar novos parceiros nas áreas geográficas e de negócio onde considera ter possibilidade de crescimento. O serviço ao cliente no mercado português tem grande importância no negócio da Magneti Marelli Aftermarket.

“O mercado português tem um peso importante para nós. Temos de estar presentes onde os nossos clientes estão, para podermos crescer”. Neste sentido e, para tornar a distribuição mais rápida, a empresa transferiu o seu operador logístico, do Noroeste para o centro de Espanha, ficando assim mais próxima dos clientes em Portugal. O apoio aos distribuidores é feito através de uma estrutura comercial e técnica, onde se inclui um centro de atendimento para apoiar as oficinas Checkstar. “Todos os anos oferecemos às oficinas o programa de formação Magneti Marelli Campus, para responder à crescente necessidade de atualização tecnológica”.

POSICIONAMENTO

“A Magneti Marelli posiciona-se como uma marca de primeira qualidade no setor de pós-venda e oferece ao mercado uma ampla gama de produtos, sistemas e soluções, difícil de encontrar noutro fornecedor”, considera Joan Miró, afirmando que é importante para a empresa manter um papel ativo na interpretação das necessidades do mercado, para serem desenvolvidas ferramentas adequadas ao negócio. “A marca é importante, mas a inovação é o que nos permite construir uma relação de longo prazo com os nossos distribuidores e oficinas”. Neste sentido, e, para criar vantagem competitiva no futuro, a empresa investe de forma constante em Pesquisa e Desenvolvimento, para introduzir as mais recentes inovações técnicas no aftermarket. “Graças à colaboração com os nossos parceiros, a Magneti Marelli pesquisa e oferece uma gama completa de produtos capazes de atender às necessidades de diferentes segmentos de mercado”, explica Joan Miró.

Linhas de produto

Elétricos e eletrónicos: alternadores e arrancadores; motor e sistema de limpador, sistemas eletrónicos, bobinas de ignição, interruptores, sensores;
Mecânica: amortecedores, molas a gás, braços de controlo, discos e pastilhas de travagem; Carroçaria: iluminação, espelhos retrovisores, elevadores de vidro, sistemas térmicos, termostatos; Consumíveis: baterias, escovas limpa-para-brisas, velas de incandescência, filtros de ar, combustível e cabine, kits de correias de distribuição e lâmpadas.

PALAVRAS-CHAVE