Ver todas

Back

MAN entra nos furgões com o MAN TGE

A MAN vai entrar no mercado dos comerciais ligeiros com a MAN TGE, o que sucede pela primeira vez na história desta marca de veículos pesados.As vendas irão começar em Março de 2017.

Com uma gama disponível entre as 3 e as 44 toneladas, a MAN torna-se um fornecedor de serviços completo no que diz respeito a disponibilizar a solução certa para cada tarefa de transporte. A nova TGE leva a MAN a transferir os seus habituais serviços orientados para o cliente do sector dos camiões para toda a classe dos transportes.

Com este veículo, a MAN está a focar-se principalmente nos sectores da logística e construção, mas requisitos específicos das indústrias do comércio especializado e do transporte de passageiros serão também futuras áreas de aplicação do “camião” leve da MAN Truck & Bus.

Algumas características comuns a todas as aplicações são: o mais baixo valor aerodinâmico com um cx de 0.33, o menor consumo de combustível na sua classe e baixos custos de reparação e manutenção, que permitem que a MAN TGE impressione com o melhor custo total de propriedade (TCO).

Muito espaço e elevada capacidade de carga

Além da carrinha de entregas fechada e da carrinha aberta com janelas, a selecção de carroçarias do veículo aumenta com a adição de chassis com cabines simples e duplas. Esta última pode obviamente ser encomendado à saída de fábrica, com uma grande variedade de configurações disponíveis.

Para a nova MAN TGE, existem duas distâncias entre eixos, três alturas de tejadilho e três comprimentos à escolha. Os comprimentos do veículo para a carrinha de entregas fechada variam entre os 5,983 mm e os 6,833 mm, e chegam aos 7,388 mm na MAN TGE com uma rabeira comprida. As alturas do veículo podem ser de 2,340 mm, 2,575 mm ou 2,800 mm. A combinação correspondente resulta num volume de carga máximo de 18.3 metros cúbicos. O espaço de carga inclui de série iluminação LED. A MAN TGE mais leve tem 3 toneladas de peso total permitido, e a maior da gama chega às 5.5 toneladas. Podem ser adicionadas 3.5 toneladas através de reboque. A capacidade de carga máxima do veículo de 3.5 toneladas é extraordinária: num cenário ideal, a carrinha consegue transportar 1.5 toneladas de carga.

Versatilidade e eficiência na cadeia cinemática

A gama de cadeias cinemáticas disponíveis é igualmente extensa. Dependendo do peso total permitido, pode-se optar por tracção dianteira, tracção traseira ou tracção total, e todas podem incluir ou caixa de 6 velocidades manual ou caixa de 8 velocidades automática. Com a MAN TGE, nasceu uma nova geração de motores a diesel. Esta teve a sua estreia há cerca de um ano na mundialmente conhecida e bem-sucedida Volkswagen Transporter, e possui também uma longa vida útil e fiabilidade. Além disso, o motor de quatro cilindros foi especialmente desenvolvido para o trabalho exigentes dos veículos comerciais. Economia e robustez são as características de destaque, que a MAN TGE combina com a promessa de novos e excelentes resultados a nível económico e ecológico. A gama de motores de 1,968 cm3 inclui versões com 75 kW/102 CV, 90 kW/122 CV, 103 kW/140 CV e 130 kW/177 CV.

Conveniência e utilidade diária no interior

Por trás do volante, o típico espaço de trabalho de um veículo comercial é transformado num espaço de lazer na TGE. Inúmeras zonas para arrumos com localização bem-pensada dão apoio ao motorista nas suas tarefas diárias. Os assentos do motorista, disponíveis em quatro designs diferentes, têm uma ergonomia ideal para manter o conforto mesmo em viagens longas. Materiais testados e resistentes à abrasão provenientes dos camiões garantem uma longa vida útil.

Segurança máxima com o sistema de assistência

Com o sistema de assistência à travagem de emergência (EBA – Emergency Brake Assist) de série, a MAN dá um contributo essencial para a segurança na estrada. Sensores de distância são utilizados para verificar distâncias perigosas em relação ao veículo da frente e ajudam a diminuir a distância de travagem. A função integrada EBA para cidade também trava automaticamente a distâncias mais baixas, reduzindo assim uma das mais frequentes causas de acidentes, o que minimiza os tempos de imobilização e custos de reparação, e aumentando assim o valor residual.

O sistema de assistência à marcha atrás opcional é muito útil, por exemplo ao sair de locais de estacionamento. Além disso, pode ainda ser activada uma função de assistência à manobra de reboque, se necessário. A direcção assistida electromecânica compensa as forças laterais, como as que resultam de ventos laterais.

O sistema de controlo de velocidade de cruzeiro com regulação de distância assegura um elevado nível de conforto em trajectos longos de autoestrada. O reconhecimento de fadiga e travão de multi-colisão aumentam o nível de segurança geral, sendo que este último pode evitar colisões subsequentes com outros obstáculos ou utilizadores da estrada.

Serviço de excelência

Além de todas as suas características, a nova série vai ainda beneficiar do serviço profissional oferecido pela MAN, o qual é reconhecido pela sua assistência prática, mesmo sem marcação na oficina, a assistência rápida em emergências durante o fim-de-semana ou à noite, bem como pelo seu alargado horário de atendimento. O serviço de assistência a todo o veículo aplica-se também a contratos de manutenção e reparação. Extensões de garantia, garantia de mobilidade e serviço de assistência 24 horas completam os serviços disponibilizados.

Adicionalmente, a MAN oferece soluções financeiras personalizadas que ajudam tanto o gestor de frota como o dono, não só no processo de compra como ao longo de todo o período de vida do veículo.
Para garantir o contínuo desenvolvimento profissional dos motoristas, estão disponíveis diversas formações na MAN ProfiDrive. Os formadores têm disponíveis diversos cursos que ensinam os motoristas a reagir em casos de emergência, a conduzir de forma mais económica e a transportar carga de forma segura. Com estes serviços, os utilizadores e os donos têm à disposição um pacote completo que os liberta de preocupações, o que raramente é encontrado no segmento de veículos comerciais ligeiros.

Digital Van Solutions

Como se tudo isto não fosse suficiente, um serviço sempre disponível e um conhecimento integral do veículo estão a tornar-se cada vez mais os elementos que determinam o sucesso de uma empresa. Os lucros só podem ser alcançados se uma empresa souber onde está o seu equipamento de trabalho a qualquer momento, e em que condições se encontra. Uma nova solução para gestão de frotas, única no sector das carrinhas, irá recolher todas as informações relevantes e disponibilizá-las através de vários serviços digitais. Estes serviços estão disponíveis à saída de fábrica ou através de montagem posterior, e podem fornecer informações relativamente ao estado da manutenção ou disponibilidade geral da frota.

A nova MAN TGE estará disponível para venda a partir de Março do próximo ano. A produção terá início em Abril de 2017. O lançamento na Alemanha, Áustria, Suíça e Holanda terá lugar dois meses depois. Os restantes países da Europa receberão encomendas na nova TGE a partir do Outono de 2017.

PALAVRAS-CHAVE