A MAN Truck & Bus, a DB Schenker e a Universidade Fresenius vão utilizar, pela primeira vez, camiões ligados em rede, numa aplicação prática no setor logístico. A 13 de Fevereiro, a MAN entregou os veículos para este projecto à DB Schenker, na sua sede em Munique.
Em nome do grupo logístico sediado em Essen, o Chefe de Operações Ewald Kaiser recebeu as chaves dos novos veículos de platooning da MAN do Dr. Frederik Zohm, membro do Conselho Executivo para Investigação e Desenvolvimento da MAN Truck & Bus. “A condução autónoma e em rede vai alterar profundamente o transporte rodoviário. Este projecto vai testar o platooning pela primeira vez em operações logísticas diárias. Estamos muito felizes por poder integrar os veículos nos testes operacionais”, afirmou Ewald Kaiser.
“Já provámos que a tecnologia de platooning funciona em diversos projectos anteriores, como o European Truck Platooning Challenge em 2016. Adaptar esta tecnologia a condições reais do dia-a-dia no sector logístico é o desafio que agora enfrentamos”, acrescentou o Dr. Frederik Zohm, do ponto de vista do fabricante de camiões.
A parceria estabelecida em Maio de 2017 irá permitir o teste de comboios de camiões por um período de vários meses, como parte das operações da DB Schenker em condições de trânsito reais na auto-estrada A9 entre Munique e Nuremberga.
Esta será também a primeira vez que motoristas profissionais da DB Schenker vão substituir os motoristas de teste ao volante dos camiões. As suas experiências e avaliações do platooning são o ponto central do trabalho na Universidade Fresenius, que oferece o apoio científico para os test drives como terceiro parceiro deste projecto. “Queremos descobrir qual o impacto desta nova tecnologia nos motoristas.
O estudo foca-se nos níveis neurofisiológico e psicossocial”, explicou o Prof. Dr. Christian T. Haas, Responsável pelo Instituto para Investigação de Saúde Complexa na Universidade Fresenius. Os resultados do estudo sobre a ligação entre humanos e máquinas serão utilizados para o desenvolvimento da tecnologia. Este cenário também permite descobertas gerais sobre a digitalização das condições de trabalho, e assim poderá ser um início de outros projectos.
A entrega dos veículos assinala o início da preparação para os testes na estrada. Dado que os últimos meses foram ocupados com a produção dos veículos de teste, e a equipá-los com os componentes técnicos adicionais necessários para o platooning, o foco está agora na formação intensiva dos motoristas para as suas tarefas neste projecto, e para facilitar a integração destes veículos nas operações logísticas da DB Schenker.
A partir de Abril, terão início percursos individuais de platooning na A9. No início, os camiões serão conduzidos sem qualquer carga, para se avaliar as condições de condução no fluxo de tráfego diário, e para dar formação aos motoristas envolvidos no projecto.
Os motoristas vão receber formação intensiva, teórica e prática, de especialistas da MAN ProfiDrive, e vão praticar num simulador de condução. A Universidade Fresenius irá acompanhar os motoristas e documentar as suas experiências.
Quando a fase de treino intensivo estiver terminada, serão efectuados testes semanais, e posteriormente diários. Estes testes irão também incluir operações regulares com carga ao longo de 2018. Os comboios de camiões vão deslocar-se até três vezes por dia entre os centros logísticos da DB Schenker de Munique e Nuremberga.
O platooning é um sistema no qual pelo menos dois camiões se deslocam em conjunto na auto-estrada, com a ajuda de sistemas de assistência técnica de condução e controlo. Todos os veículos nestes pelotões estão ligados entre si através de um “reboque” electrónico baseado na comunicação entre veículos, sendo o camião da frente que define a velocidade e direcção.
Neste contexto, a ligação electrónica dos veículos garante a segurança no trânsito. Um dos objectivos principais do platooning é assegurar a poupança de combustível para todos os veículos graças à eficiência aerodinâmica.
Mais informações em www.mantruckandbus.com