O jornal “Transport” entregou pela 5.ª vez o Prémio europeu de sustentabilidade no transporte Prémio Europeu de Transportes para a Sustentabilidade. A MAN eTGM venceu na categoria “camião elétrico” e, na categoria “Furgões e veículos de distribuição”, o MAN eTGE elétrico é o veículo mais sustentável da Europa.
Estes prémios reconhecem empresas e produtos da indústria de veículos comerciais que combinam o sucesso económico com a responsabilidade social e a proteção do ambiente de uma forma especial – e cujas ações sustentáveis conduzem a um crescimento e prosperidade adicionais.
MAN eTGM
Em termos de emissões locais e de geração de ruído, o MAN eTGM cumpre todos os requisitos essenciais que os fornecimentos internos das cidades do futuro apresentam. O veículo de distribuição totalmente eléctrico MAN eTGM é alimentado por um motor eléctrico de 264 kW que fornece um binário máximo de 3.100 Nm. As unidades auxiliares como a direção hidráulica, os compressores de ar e o sistema de ar condicionado são operados eletricamente, são controlados de acordo com as exigências do sistema de gestão de energia e, assim, economizam energia. Através da recuperação da energia, a energia cinética do veículo converte-se em energia elétrica e recarrega a bateria. Esta tecnologia pode aumentar consideravelmente o alcance. A energia para o camião é fornecida por baterias de íons de lítio de alto desempenho do Grupo Volkswagen.
MAN eTGE
A versão totalmente elétrica da carrinha MAN está disponível para compra desde 2018. O furgão com tejadilho alto tem quase onze metros cúbicos de volume do compartimento de carga e a versão de 3,5 toneladas traz uma carga útil de cerca de uma tonelada. O MAN eTGE é carregado através de um wallbox AC de 7,2 KW, em cerca de cinco horas e meia. O carregamento rápido de zero a 80% é possível dentro de 45 minutos, se uma estação de
carregamento DC estiver disponível com um sistema de carregamento combinado (CSS) e 40 KW de potência de carregamento. Com o devido cuidado, a bateria recarregável de 36 KW perde apenas 15% da sua capacidade após cerca de 2000 ciclos de carregamento.
No MAN eTGE é utilizado um motor síncrono permanentemente ativado para o sistema de acionamento. O motor trifásico é montado diretamente à frente no eixo motor em combinação com a caixa de velocidades de uma velocidade. Isto proporciona um máximo de 100 KW de potência, fornecendo cerca de 50 KW em operação contínua. A disponibilidade imediata de 290 Nm de binário do veículo garante um manuseamento ágil.
A MAN eTGE está equipada com um sistema de assistência de estacionamento que inclui proteção lateral, faróis LED, uma câmara multifunções, uma câmara de visão traseira, sistema de controlo de cruzeiro e limitação de velocidade máxima e um sistema de monitorização envolvente com função de travagem de emergência na cidade. A Assistência à Travagem de Emergência (EBA) também está a bordo.
Além disso, um outro critério do Prémio europeu de sustentabilidade no transporte, é a responsabilidade social – que também faz parte integrante da estratégia corporativa da MAN.