Ver todas

Back

MAN participa em estudo sobre condução automatizada

27 Dezembro, 2018
881 Visualizações

Os projetos @City e @ City-AF foram criados com o objetivo de encontrar soluções para satisfazer esses requisitos altamente complexos. O projeto @City-AF, lançado no verão, traduz o conhecimento adquirido na @City em funções automatizadas específicas.

As duas iniciativas viram 15 parceiros da indústria automóvel – incluindo a MAN Truck & Bus – o setor da logística, o setor de desenvolvimento de software, bem como instituições de ciências e investigação, unirem forças. Com o apoio do Ministério Federal para Assuntos Económicos e Energia (BMWi) da Alemanha, que disponibilizou cerca de €20 milhões em financiamento para os projetos, que trabalham em conjunto na pesquisa de funções de condução automatizada em ambientes urbanos.

“A condução automatizada é uma das principais ideias associadas ao transporte de amanhã. Poderia ajudar significativamente na redução das taxas de acidentes, além de tornar o tráfego eficiente e adequado para o futuro em áreas urbanas ”, diz Patrick Ernst, líder do projeto @City-AF na MAN Truck & Bus, sobre as motivações principais do compromisso. Ernst acrescenta: “O autocarro urbano automatizado terá um papel fundamental nisso. Estou convencido de que, no futuro, será parte integrante do tráfego central urbano ”.

Para simular funções de condução automatizadas e possibilitar os testes em condições realistas, a MAN equipará um autocarro urbano com sensores e sistemas de atuadores, que será utilizado como veículo de teste. “Além disso, os nossos especialistas desenvolverão um assistente que ajudará a tornar possível a condução automatizada até uma paragem de autocarro”, continua Ernst. Outro objetivo da MAN Truck & Bus é estabelecer a necessidade de interação com os passageiros. Com base nas descobertas, isso será implementado como um protótipo, fazendo parte de um interface homem-máquina interno e externo. “É importante para cada parte envolvida entender o que o outro lado faz, como o homem e a máquina podem comunicar entre si e como os mal-entendidos podem ser evitados”, explica Ernst.

Um dos objetivos do projeto de pesquisa é criar uma compreensão partilhada da condução automatizada em cidades e arredores, o que também faz da @City um pioneiro na área de padrões industriais comuns. O projeto também procura desempenhar o seu papel na garantia de que o tráfego urbano futuro seja projetado para ser o mais seguro, conveniente e tranquilo possível. Os veículos automatizados destinam-se a apoiar o condutor e a melhorar a interação entre o veículo e o condutor, bem como entre o veículo e quaisquer peões ou ciclistas.

PALAVRAS-CHAVE