Ver todas

Back

MAN Truck & Bus recebeu o Lean & Green Management Award 2017

25 Setembro, 2017
880 Visualizações

A fábrica de veículos comerciais de Munique da MAN Truck & Bus recebeu novamente um prémio pelos seus métodos de produção ecológicos, mais concretamente o prestigiado Lean & Green Management Award 2017, pela Growtth Consulting Europe.

A consultora internacional é especializada na optimização das cadeias de valor e distingue empresas que agregam com sucesso gestão mínima com medidas sustentáveis e eficientes. O painel de júris especialistas condecorou a fábrica de Munique com um prémio especial devido à sua “combinação ideal da política da fábrica com a estratégia climática”. Um factor chave que contribuiu para este sucesso foi a estratégia climática da MAN, descrita como “exemplar” pelo júri.

Como parte desta política, o Grupo MAN definiu como objetivo reduzir em 25% as emissões de CO2 nas suas fábricas até 2020, tendo como base os resultados de 2008. Uma redução de quase 20% foi já alcançada pela empresa em 2016. Os objetivos claramente definidos para as fábricas foram muito elogiados. O júri também destacou o sistema de produção “transparente e facilmente compreensível” e a “implementação estruturada e clara de medidas”.

Um dos maiores contributos para alcançar os ambiciosos objetivos climáticos foi a combinação de aquecimento e potência na fábrica de Munique. Os geradores a gás natural de 2.5 megawatts fornecem potência e aquecimento às instalações de produção e administrativas, e representam um marco na estratégia climática da MAN e na sua iniciativa “Produção Verde”.

Uma grande parte da electricidade necessária na fábrica é agora gerada directamente no local. O calor criado durante este processo é utilizado no aquecimento das instalações da fábrica e dos restantes edifícios. Ao produzir o seu próprio aquecimento e energia, o que aumenta a eficiência, a MAN Truck & Bus poupa cerca de 1 milhão de euros por ano em custos energéticos, e reduz as emissões de CO2 em 9,500 toneladas – um passo decisivo para a criação de uma “Fábrica Verde”.

No entanto, não é apenas o aquecimento que exige um grande dispêndio energético. Durante a pausa de Verão foi terminada uma nova fase de construção do sistema de furo de água na fábrica de Munique, o que permite que seja possível dar resposta às crescentes necessidades de arrefecimento na fábrica, sem aumento da poluição e com o mais elevado nível de eficiência. Em vez de depender das unidades de ar condicionado com elevado consumo energético, as temperaturas das salas são reduzidas através de sistemas de arrefecimento no telhado, com água do furo. Com a construção de uma conduta circular em toda a fábrica, os novos edifícios podem agora ser ligados a este sistema amigo do ambiente com facilidade.

O Dr. Alexander Keßel, Gestor da Fábrica de Munique, está extremamente satisfeito: “Nos últimos anos fizemos grandes esforços conjuntos na nossa fábrica de Munique, tanto na área da gestão mínima como nos sectores ambiental e energético. Os novos sistemas de geração de energia e de furo de água são apenas duas das inúmeras medidas que contribuíram para alcançar o nosso objetivo estratégico de neutralidade climática. Estou muito feliz com o facto de estes esforços serem reconhecidos com um prémio especial, é uma grande motivação para continuarmos a trabalhar.”

“Agrada-nos muito que os vários anos de esforço mútuo para promover a protecção do ambiente e do clima na MAN nos permitam agora recolher frutos”, afirmou Saki Stimoniaris, Presidente da Comissão de Trabalhadores. “Este assunto interessa-nos muito enquanto força de trabalho. O prémio é um incentivo para que continuemos neste caminho.”

A cerimónia oficial de entrega do prémio, que inclui a apresentação do Lean & Green Award, irá decorrer no próximo dia 28 de Novembro de 2017.

PALAVRAS-CHAVE