A Maniquecar deu um decisivo passo para o futuro da sua atividade oficinal, ao inaugurar recentemente um novo espaço em Porto Salvo (Oeiras), que lhe permite especializar ainda mais os seus serviços técnicos.
Com 30 anos de existência, a Maniquecar passou por diversas fases na sua história. Começou com vendas de automóveis, em 1998 passou a trabalhar oficialmente a marca Toyota (vendas e pós-venda) e já em 2007, fruto de uma parceria com a ALD Automotive, iniciou o projeto Seconddrive, não só na venda de usados como no pós-venda. “A partir de 2009 verificamos que
as grandes gestoras e seguradoras estavam a procurar cada vez a revisão fora da marca, o que nos levou, já uns anos mais tarde a entrar para a multimarca no pós-venda, com a associação à rede TopCar em 2006”, conta Pedro Ramos, gerente da Maniquecar.
Desde então a união à rede TopCar foi crescendo sendo que uma das mais-valias, conta
o responsável da oficina, era estar associada uma grande empresa de peças aftermarket
(ASParts), com uma oferta abrangente desde a mecânica à colisão. “Temos recebido um grande apoio por parte da TopCar a diversos níveis, por exemplo, através das parcerias com as gestoras de frota, que disponibiliza depois um stock de peças adaptado às necessidades desses clientes e isso é muito importante para nós”, revela Pedro Ramos.
Não menos importante é o acesso à informação técnica, sobretudo ao nível da mecânica. A TopCar está associada ao Grupo Auto Union (de dimensão europeia) que disponibiliza muita informação técnica (plataformas, linha de apoio, etc), considerando o gerente da Maniquecar que “é também muito importante a partilha de conhecimento intra-oficinas na rede TopCar. Todos os dias enfrentamos problemas diversos, que muitos deles se resolvem com a partilha de conhecimento que existe entre as oficinas desta rede. Isto não é teoria é a realidade do dia-a-dia na rede TopCar”.
Muito recentemente a Maniquecar entrou numa nova fase da sua história, ao inaugurar uma nova oficina TopCar, desta feita na região de Porto Salvo. As anteriores instalações (em Manique) foram descontinuadas, a ligação oficial à Toyota terminou, afirmando Pedro Ramos que “não podemos esquecer que hoje a Maniquecar deve muito aquilo que foi a sua relação com a Toyota, pois trouxe-nos muito conhecimento sobre a melhor forma de trabalhar e será sempre um marco para o pós-venda da nossa oficina, para além da credibilidade que nos trouxe como empresa”.
Não sendo exequível fazer obras nas anteriores instalações com o desenvolvimento normal da atividade, a opção foi encontrar um novo espaço, que antes já tinha sido uma oficina, para não só dar continuidade à atividade mas também apostar no desenvolvimento de outras áreas já há muito pensadas. Com o layout existente e depois das necessárias obras de adaptação, a nova oficina tem ainda, segundo Pedro Ramos, uma excelente localização, num concelho, como o de Oeiras, com poucas oficinas com a mesma tipologia de serviço daquela que a Maniquecar apresenta.
Na nova Maniquecar continuam a ser prestados os serviços de mecânica, colisão e pneus, agora com espaços mais amplos e perfeitamente dedicados a cada uma das funções, passando a existir ainda uma área especifica para a reparação e manutenção de veículos comerciais. “É um segmento de mercado em que queremos apostar muito, pois entendemos que nos comerciais será mais lenta a transição para as energias alternativas do que nos ligeiros de passageiros. Por outro lado, a oferta de serviços de mecânica a veículos comerciais na região é muito reduzida e nós queremos estar nesse segmento também”, refere Pedro Ramos.
Ao nível da colisão o responsável da Maniquecar pretende reforçar ainda mais os acordos com a companhias de seguros e gestoras de frota, como também apostar em novas parcerias com entidades e empresas que reforcem o setor da mecânica, tendo em conta que já atualmente o segmento empresa é já muito importante na atividade desta oficina. “Não vamos esquecer o cliente final que para nós é também muito importante, não só porque temos um histórico grande de clientes fidelizados, depois de tantos anos a trabalhar a marca Toyota como a trabalhar o segmento das vendas de veículos usados”, afirma Pedro Ramos.
Com este leque de serviços muito abrangente e com uma tipologia de clientes muito virada para o segmento empresas e gestoras de frotas, a Maniquecar pretende ainda reforçar mais a componente da formação técnica, algo que acede não só através dos serviços da TopCar mas de outras entidades. “Só a formação nos permite acompanhar o desenvolvimento tecnológico e garantir a qualidade do nosso serviço”, esclarece o gerente da Maniquecar, que agora gere um espaço oficinal com 2.100 m2 de área coberta (num total de 5.000 m2).
Falar de híbridos na Maniquecar é algo já “normal”, atendendo ao histórico da empresa com a Toyota, sendo que nos elétricos, no entender de Pedro Ramos, estão em estudo diversas situações atendendo até á evolução dessa tipologia de carros no mercado. Com a melhoria geral das condições operacionais, Pedro Ramos antevê um crescimento natural da sua atividade, tendo já aumentado a capacidade de trabalho, passando de 12 para 14 técnicos, numa equipa com 20 profissionais.
MANIQUECAR
Porto Salvo (Oeiras)
Pedro Ramos
214 448 450
maniquecar@maniquecar.pt
maniquecar.pt
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 72 de setembro de 2021. Consulte aqui a edição.