Ver todas

Back

Pirelli renova gama de pneus Scorpion

17 Fevereiro, 2022
344 Visualizações

A Pirelli apresentou ontem, num evento virtual, a sua gama de pneus Scorpion, específica para SUV´s, renovada.

Está assim completa a renovação de uma gama especialista em SUVs, que conta com mais de 35 anos de presenã no mercado, com produtos feitos à medida para modelos Premium e com opções especializadas para diferentes estações. Os novos pneus Scorpion foram desenvolvidos especificamente para responder às principais características dos SUVs modernos: características únicas de condução, mecânica, dinâmica, peso superior e um centro de gravidade mais elevado.

Estas características distinguem os SUVs dos carros tradicionais e, portanto, exigem pneus específicos e de alta qualidade. A gama Scorpion é uma resposta a essas necessidades, ao mesmo tempo que implementa muitas das inovações tecnológicas introduzidas recentemente pela Pirelli na sua família Cinturato, com as devidas alterações e com a utilização de tecnologias específicas para garantir uma adaptação perfeita às características deste tipo de veículos. O resultado é uma gama com as mais modernas tecnologias, com uma melhor capacidade de responder ao desempenho dos veículos mais recentes: incluindo aqueles com motores “verdes”.

A gama Scorpion conta com o maior número de homologações para carros elétricos ou híbridos plug-in do catálogo Pirelli, um processo que começou com a geração anterior e continua com os produtos mais recentes. Estes pneus são identificados através da marcação “Elect”, no flanco. Entre as tecnologias de ponta oferecidas, encontram-se também disponíveis uma série de extras opcionais. A tecnologia Pirelli Noise Canceling System (PNCS) ajuda a reduzir o ruído transmitido para o habitáculo, enquanto as tecnologias Run Flat e Seal Inside permitem que os condutores continuem as suas viagens mesmo perante um furo.

Uma das chaves para o desenvolvimento da nova gama Scorpion foi a abordagem ‘Eco-Safety’ da Pirelli, que combina um baixo impacto ambiental (graças à diminuição da resistência ao rolamento, redução do ruído e alta quilometragem) com os melhores níveis de desempenho e segurança possíveis (distâncias de travagem mais curtas, maior aderência, melhor estabilidade do veículo e menor risco de aquaplanagem) graças à utilização de materiais inovadores e à tecnologia avançada de modelagem, utilizada durante o processo de desenvolvimento.

O novo Scorpion também é mais eficiente no que toca à redução do consumo de combustível (ou consumo de bateria, no caso dos carros elétricos). O novo pneu é também mais silencioso e conta com uma maior vida útil, em comparação com a geração anterior, vantagens que contribuem para uma maior sustentabilidade. Essas melhorias foram alcançadas com a utilização de compostos totalmente novos, e à renovação dos materiais na carcaça, que permitem uma performance mais duradoura.

No seguimento da abordagem Eco-Safety, a estrutura do pneu foi reforçada para suportar a dinâmica e o peso dos SUVs durante manobras de emergência, como mudanças bruscas de direção ou travagens inesperadas, garantindo, assim, um maior controlo. O novo Scorpion é também capaz de lidar com cargas significativas através dos pneus, garantindo uma distribuição da pressão mais eficiente ao longo da área de contacto, para permitir uma resposta dinâmica, equilibrada e controlada.

A nova gama Scorpion tem como objetivo alcançar mais de 400 homologações de equipamento original, sendo que mais de 50% destas deverão ser destinadas para os veículos elétricos mais recentes.

PALAVRAS-CHAVE