Segundo dados divulgados pela ACAP, apesar de o mercado ter animado no mês de outubro, com um crescimento de 7% face a período homólogo de 2018, o acumulado de 2019 regista uma quebra de 3,1%.
Assim, em outubro de 2019 foram matriculados pelos representantes oficiais de marca a operar em Portugal 19.047 veículos automóveis, ou seja, mais 7% do que em igual mês do ano anterior, o que permite que se tenham atingido os 225.597 veículos novos em circulam em 2019, o que representou uma queda homóloga de 3,1%.
Por categorias e tipos de veículos observou-se a seguinte evolução do número de unidades matriculadas no nosso país:
1. Automóveis Ligeiros de Passageiros
No mês de Outubro de 2019 foram matriculados em Portugal 15.649 automóveis ligeiros de passageiros novos, ou seja, mais 12,2 por cento do que no mês homólogo do ano anterior. Nos dez meses de 2019 as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 189.673 unidades, o que se traduziu numa variação negativa de 3,5 por cento relativamente a período homólogo de 2018.
2. Veículos Ligeiros de Mercadorias
O mercado de ligeiros de mercadorias registou em Outubro de 2019 uma queda de 9,6 por cento face ao mês homólogo do ano anterior, situando-se nas 2.917 unidades matriculadas. Em termos acumulados, no período de Janeiro a Outubro de 2019 o mercado atingiu 31.073 unidades, o que representou também uma queda de 1,3 por cento face ao período homólogo do ano anterior.
3. Veículos Pesados
Quanto ao mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em Outubro de 2019 verificou-se uma queda de 23,8 por cento em relação ao mês homólogo do ano anterior, tendo sido comercializados 481 veículos desta categoria. Nos dez meses de 2019 as matrículas totalizaram 4.851 unidades, o que representou um ligeiro acréscimo do mercado de 3,8 por cento relativamente ao período homólogo de 2018.
MATRICULAS DE AUTOMÓVEIS LIGEIROS DE PASSAGEIROS | ||||||||||
ROM – Representantes Oficiais de Marca | ||||||||||
(Ligeiros de Passageiros e Ambulâncias) | ||||||||||
Outubro | Janeiro – Outubro | |||||||||
Unidades | % | % no Mercado | Unidades | % | % no Mercado | |||||
2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | 2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | |
Renault | 1625 | 1356 | 19,8 | 10,38 | 9,72 | 24797 | 27382 | -9,4 | 13,07 | 13,92 |
Peugeot | 1833 | 1678 | 9,2 | 11,71 | 12,03 | 20138 | 19645 | 2,5 | 10,62 | 9,99 |
Mercedes-Benz | 1421 | 1153 | 23,2 | 9,08 | 8,26 | 14114 | 13789 | 2,4 | 7,44 | 7,01 |
Fiat | 707 | 590 | 19,8 | 4,52 | 4,23 | 12439 | 12741 | -2,4 | 6,56 | 6,48 |
Citroën | 862 | 822 | 4,9 | 5,51 | 5,89 | 12407 | 10971 | 13,1 | 6,54 | 5,58 |
BMW | 1233 | 1025 | 20,3 | 7,88 | 7,35 | 11337 | 11786 | -3,8 | 5,98 | 5,99 |
Seat | 819 | 606 | 35,1 | 5,23 | 4,34 | 9513 | 8511 | 11,8 | 5,02 | 4,33 |
Opel | 578 | 688 | -16,0 | 3,69 | 4,93 | 9282 | 11394 | -18,5 | 4,89 | 5,79 |
Volkswagen | 820 | 753 | 8,9 | 5,24 | 5,40 | 9100 | 10931 | -16,8 | 4,80 | 5,56 |
Nissan | 658 | 787 | -16,4 | 4,20 | 5,64 | 8620 | 12098 | -28,7 | 4,54 | 6,15 |
Toyota | 739 | 713 | 3,6 | 4,72 | 5,11 | 8222 | 8634 | -4,8 | 4,33 | 4,39 |
Ford | 692 | 664 | 4,2 | 4,42 | 4,76 | 7755 | 8189 | -5,3 | 4,09 | 4,16 |
Dacia | 478 | 333 | 43,5 | 3,05 | 2,39 | 5292 | 5230 | 1,2 | 2,79 | 2,66 |
Hyundai | 477 | 348 | 37,1 | 3,05 | 2,49 | 5204 | 3972 | 31,0 | 2,74 | 2,02 |
Kia | 470 | 304 | 54,6 | 3,00 | 2,18 | 4534 | 4980 | -9,0 | 2,39 | 2,53 |
Volvo | 428 | 426 | 0,5 | 2,73 | 3,05 | 4421 | 3996 | 10,6 | 2,33 | 2,03 |
Audi | 292 | 205 | 42,4 | 1,87 | 1,47 | 3154 | 4442 | -29,0 | 1,66 | 2,26 |
Smart | 248 | 275 | -9,8 | 1,58 | 1,97 | 2752 | 2702 | 1,9 | 1,45 | 1,37 |
Mitsubishi | 142 | 133 | 6,8 | 0,91 | 0,95 | 2614 | 2127 | 22,9 | 1,38 | 1,08 |
MINI | 201 | 325 | -38,2 | 1,28 | 2,33 | 2236 | 2583 | -13,4 | 1,18 | 1,31 |
Mazda | 190 | 179 | 6,1 | 1,21 | 1,28 | 2211 | 2085 | 6,0 | 1,17 | 1,06 |
Tesla* | 7 | n/d | — | 0,04 | — | 1621 | n/d | — | 0,85 | — |
Skoda | 103 | 121 | -14,9 | 0,66 | 0,87 | 1407 | 1468 | -4,2 | 0,74 | 0,75 |
Jeep | 133 | 77 | 72,7 | 0,85 | 0,55 | 1376 | 1284 | 7,2 | 0,73 | 0,65 |
Honda | 101 | 151 | -33,1 | 0,65 | 1,08 | 1249 | 1618 | -22,8 | 0,66 | 0,82 |
Jaguar | 66 | 49 | 34,7 | 0,42 | 0,35 | 730 | 730 | 0,0 | 0,38 | 0,37 |
Porsche* | 115 | 4 | 2775,0 | 0,73 | — | 619 | 207 | 199,0 | 0,33 | — |
DS | 71 | 26 | 173,1 | 0,45 | 0,19 | 523 | 616 | -15,1 | 0,28 | 0,31 |
Land Rover | 35 | 32 | 9,4 | 0,22 | 0,23 | 517 | 627 | -17,5 | 0,27 | 0,32 |
Alfa Romeo | 7 | 42 | -83,3 | 0,04 | 0,30 | 515 | 1031 | -50,0 | 0,27 | 0,52 |
Lexus | 59 | 41 | 43,9 | 0,38 | 0,29 | 449 | 475 | -5,5 | 0,24 | 0,24 |
Suzuki | 28 | 35 | -20,0 | 0,18 | 0,25 | 387 | 305 | 26,9 | 0,20 | 0,16 |
Alpine | 3 | 0 | — | 0,02 | 0,00 | 24 | 10 | 140,0 | 0,01 | 0,01 |
Ferrari | 2 | 1 | 100,0 | 0,01 | 0,01 | 23 | 20 | 15,0 | 0,01 | 0,01 |
Iveco | 2 | 0 | — | 0,01 | 0,00 | 23 | 0 | — | 0,01 | 0,00 |
Bentley | 1 | 1 | 0,0 | 0,01 | 0,01 | 20 | 14 | 42,9 | 0,01 | 0,01 |
Lamborghini | 1 | 2 | -50,0 | 0,01 | 0,01 | 19 | 7 | 171,4 | 0,01 | 0,00 |
Maserati | 1 | 2 | -50,0 | 0,01 | 0,01 | 17 | 36 | -52,8 | 0,01 | 0,02 |
Aston Martin | 0 | 4 | -100,0 | 0,00 | 0,03 | 6 | 10 | -40,0 | 0,00 | 0,01 |
Man | 1 | 0 | — | 0,01 | 0,00 | 6 | 0 | — | 0,00 | 0,00 |
Total | 15 649 | 13 951 | 12,2 | 100,00 | 100,00 | 189 673 | 196 646 | -3,5 | 100,00 | 100,00 |
n/d – Informação não disponível | ||||||||||
* – Não inclui a totalidade das matrículas Porsche nem as matrículas Tesla em 2018. | ||||||||||
Origem: IMT (2018) e AT (2019). | ||||||||||
Fonte: ACAP |
MATRICULAS DE VEÍCULOS LIGEIROS DE MERCADORIAS | ||||||||||
ROM – Representantes Oficiais de Marca | ||||||||||
Outubro | Janeiro – Outubro | |||||||||
Unidades | % | % no Mercado | Unidades | % | % no Mercado | |||||
2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | 2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | |
Renault | 530 | 710 | -25,4 | 18,17 | 22,02 | 6649 | 6557 | 1,4 | 21,40 | 20,84 |
Peugeot | 547 | 502 | 9,0 | 18,75 | 15,57 | 6019 | 5368 | 12,1 | 19,37 | 17,06 |
Citroën | 406 | 443 | -8,4 | 13,92 | 13,74 | 4068 | 4998 | -18,6 | 13,09 | 15,88 |
Fiat | 272 | 351 | -22,5 | 9,32 | 10,88 | 3164 | 3020 | 4,8 | 10,18 | 9,60 |
Ford | 218 | 215 | 1,4 | 7,47 | 6,67 | 1857 | 2226 | -16,6 | 5,98 | 7,07 |
Opel | 233 | 113 | 106,2 | 7,99 | 3,50 | 1790 | 1409 | 27,0 | 5,76 | 4,48 |
Mercedes-Benz | 119 | 135 | -11,9 | 4,08 | 4,19 | 1394 | 1176 | 18,5 | 4,49 | 3,74 |
Toyota | 103 | 152 | -32,2 | 3,53 | 4,71 | 1135 | 1418 | -20,0 | 3,65 | 4,51 |
Iveco | 104 | 93 | 11,8 | 3,57 | 2,88 | 1002 | 1104 | -9,2 | 3,22 | 3,51 |
Volkswagen | 71 | 151 | -53,0 | 2,43 | 4,68 | 909 | 1099 | -17,3 | 2,93 | 3,49 |
Mitsubishi | 51 | 104 | -51,0 | 1,75 | 3,22 | 898 | 1003 | -10,5 | 2,89 | 3,19 |
Isuzu | 107 | 60 | 78,3 | 3,67 | 1,86 | 670 | 584 | 14,7 | 2,16 | 1,86 |
FUSO | 79 | 57 | 38,6 | 2,71 | 1,77 | 551 | 511 | 7,8 | 1,77 | 1,62 |
Nissan | 33 | 28 | 17,9 | 1,13 | 0,87 | 483 | 372 | 29,8 | 1,55 | 1,18 |
Dacia | 20 | 36 | -44,4 | 0,69 | 1,12 | 239 | 266 | -10,2 | 0,77 | 0,85 |
Jeep | 6 | 0 | — | 0,21 | 0,00 | 104 | 0 | — | 0,33 | 0,00 |
Hyundai | 8 | 66 | -87,9 | 0,27 | 2,05 | 80 | 274 | -70,8 | 0,26 | 0,87 |
MAN | 10 | 7 | 42,9 | 0,34 | 0,22 | 60 | 57 | 5,3 | 0,19 | 0,18 |
Piaggio | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 1 | 0 | — | 0,00 | 0,00 |
Kia | 0 | 2 | -100,0 | 0,00 | 0,06 | 0 | 25 | -100,0 | 0,00 | 0,08 |
Total | 2 917 | 3 225 | -9,6 | 100,00 | 100,00 | 31 073 | 31 467 | -1,3 | 100,00 | 100,00 |
Origem: IMT (2018) e AT (2019). | ||||||||||
Fonte: ACAP |
MATRICULAS DE VEÍCULOS PESADOS DE MERCADORIAS | ||||||||||
ROM – Representantes Oficiais de Marca | ||||||||||
Outubro | Janeiro – Outubro | |||||||||
Unidades | % | % no Mercado | Unidades | % | % no Mercado | |||||
2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | 2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | |
Scania | 114 | 121 | -5,8 | 26,15 | 21,15 | 904 | 795 | 13,7 | 21,07 | 18,65 |
Renault | 41 | 59 | -30,5 | 9,40 | 10,31 | 482 | 575 | -16,2 | 11,23 | 13,49 |
Volvo | 53 | 54 | -1,9 | 12,16 | 9,44 | 515 | 507 | 1,6 | 12,00 | 11,89 |
Mercedes-Benz | 62 | 173 | -64,2 | 14,22 | 30,24 | 575 | 679 | -15,3 | 13,40 | 15,93 |
MAN | 46 | 74 | -37,8 | 10,55 | 12,94 | 445 | 445 | 0,0 | 10,37 | 10,44 |
DAF | 72 | 35 | 105,7 | 16,51 | 6,12 | 770 | 619 | 24,4 | 17,94 | 14,52 |
Iveco | 20 | 28 | -28,6 | 4,59 | 4,90 | 314 | 378 | -16,9 | 7,32 | 8,87 |
Fuso | 14 | 17 | -17,6 | 3,21 | 2,97 | 174 | 155 | 12,3 | 4,05 | 3,64 |
Isuzu | 14 | 11 | 27,3 | 3,21 | 1,92 | 103 | 100 | 3,0 | 2,40 | 2,35 |
Volkswagen | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 8 | 0 | — | 0,19 | 0,00 |
MAN-VW | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 0 | 8 | -100,0 | 0,00 | 0,19 |
Fiat | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 1 | 2 | -50,0 | 0,02 | 0,05 |
Total | 436 | 572 | -23,8 | 100,00 | 100,00 | 4 291 | 4 263 | 0,7 | 100,00 | 100,00 |
MATRICULAS DE VEÍCULOS PESADOS DE PASSAGEIROS | ||||||||||
ROM – Representantes Oficiais de Marca | ||||||||||
Outubro | Janeiro – Outubro | |||||||||
Unidades | % | % no Mercado | Unidades | % | % no Mercado | |||||
2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | 2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | |
MAN | 13 | 44 | -70,5 | 28,89 | 74,58 | 252 | 169 | 49,1 | 45,00 | 41,02 |
Mercedes-Benz | 11 | 0 | — | 24,44 | 0,00 | 103 | 68 | 51,5 | 18,39 | 16,50 |
Iveco | 0 | 8 | -100,0 | 0,00 | 13,56 | 45 | 52 | -13,5 | 8,04 | 12,62 |
Scania | 13 | 0 | — | 28,89 | 0,00 | 43 | 35 | 22,9 | 7,68 | 8,50 |
Atomic | 4 | 0 | — | 8,89 | 0,00 | 42 | 0 | — | 7,50 | 0,00 |
Volvo | 1 | 0 | — | 2,22 | 0,00 | 26 | 26 | 0,0 | 4,64 | 6,31 |
Renault | 0 | 3 | -100,0 | 0,00 | 5,08 | 23 | 36 | -36,1 | 4,11 | 8,74 |
Caetano | 0 | 2 | -100,0 | 0,00 | 3,39 | 16 | 2 | 700,0 | 2,86 | 0,49 |
Ford | 3 | 0 | — | 6,67 | 0,00 | 4 | 8 | -50,0 | 0,71 | 1,94 |
Opel | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 4 | 3 | 33,3 | 0,71 | 0,73 |
Setra | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 2 | 1 | 100,0 | 0,36 | 0,24 |
Neoplan | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 0 | 10 | -100,0 | 0,00 | 2,43 |
Fiat | 0 | 1 | -100,0 | 0,00 | 1,69 | 0 | 1 | -100,0 | 0,00 | 0,24 |
Ferqui | 0 | 1 | -100,0 | 0,00 | 1,69 | 0 | 1 | -100,0 | 0,00 | 0,24 |
Total | 45 | 59 | -23,7 | 100,00 | 100,00 | 560 | 412 | 35,9 | 100,00 | 100,00 |
Origem: IMT (2018) e AT (2019). | ||||||||||
Fonte: ACAP |